Usuários reclamam de instabilidade no Pix; BC diz que já opera normalmente
Problema afeta múltiplos bancos e fintechs e e parece não estar relacionado a falhas nos sistemas internos dessas instituições
O Pix está apresentando instabilidade em várias instituições financeiras, segundo relatos que circulam nas redes sociais. Conforme apurou o Estadão/Broadcast, o problema afeta clientes de múltiplos bancos e fintechs e parece não estar relacionado a falhas nos sistemas internos dessas instituições.
Ao Estadão/Broadcast, o Banco Central afirmou que realmente ocorreram problemas nos sistema na tarde desta segunda-feira, 19, mas que já voltou a operar normalmente.
Em nota, a autoridade monetária confirmou ter identificado indisponibilidade decorrente de problemas internos no serviço do Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), a base central de dados central do Pix. As falhas aconteceram entre 14h31 e 15h10, de acordo com o BC. "As equipes técnicas atuaram na identificação e resolução da causa, e o Pix já está operando normalmente", informou.
O site Downdetector, que monitora o comportamento de serviços online, identificou um pico de mais de 6 mil reclamações sobre o funcionamento do Pix por volta das 15h. Houve um aumento das notificações sobre as maiores instituições financeiras do País, como Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Nubank. No Google, as buscas pelo termo "Pix" e correlatos dispararam mais de 1.000% na última hora.
Em interações com clientes no X, o Bradesco pede para que os afetados tentem acessar o aplicativo novamente mais tarde, sem dar mais detalhes. O Itaú confirma ter verificado "indisponibilidade" nas transações do Pix. Já o Santander fala em "instabilidade momentânea" e orienta que os usuários continuem tentando ao longo do dia.