Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Moedas digitais de bancos centrais recebem apoio total do BIS

23 jun 2021 - 09h02
Compartilhar
Exibir comentários

O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) anunciou seu total apoio ao desenvolvimento de moedas digitais de bancos centrais, dizendo que elas são necessárias para modernizar as finanças e garantir que as gigantes da tecnologia não assumam o controle do dinheiro.

Torre do edifício sede do Banco de Compensações Internacionais (BIS) na Basileia, Suíça
18/03/2021
REUTERS/Arnd Wiegmann
Torre do edifício sede do Banco de Compensações Internacionais (BIS) na Basileia, Suíça 18/03/2021 REUTERS/Arnd Wiegmann
Foto: Reuters

Apelidado de banco central dos bancos centrais mundiais, o BIS, que está coordenando muitas das discussões sobre moedas digitais, apresentou recomendações nesta quarta-feira sobre como deve ser uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês).

Como parte de seu próximo relatório anual, o órgão estimou que pelo menos 56 bancos centrais e autoridades monetárias, representando cerca de um quinto da população mundial, estão considerando moedas digitais à medida que o comércio online muda.

"O trem saiu da estação", disse Benoit Coeure, do BIS, referindo-se à mudança em direção às moedas digitais de bancos centrais e seu suporte. "Não é que nos deixamos levar, estamos apenas olhando em volta."

O apoio vem num momento em que o uso de dinheiro físico cai globalmente e as autoridades procuram se defender da ameaça aos seus poderes de impressão de dinheiro, representada pelo bitcoin e pelas criptomoedas apoiadas por gigantes da tecnologia, como o diem, antiga Libra, do Facebook.

Sem CBDCs, o dinheiro digital se tornará cada vez mais dominado por grandes empresas de tecnologia, advertiu Coeure, pois elas alavancariam enormes bases de usuários de mídia social.

"Esse é um lugar onde você não quer estar, onde os governos não querem estar", disse Coeure, descrevendo-o como uma perda de controle do dinheiro soberano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade