PUBLICIDADE

Ministro prevê apresentar até fevereiro mecanismo para absorver altas do petróleo

8 jan 2020 - 16h08
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério de Minas e Energia planeja apresentar até fevereiro um mecanismo que terá como objetivo proteger o país de eventuais crises relacionadas ao aumento súbito de preços do petróleo, afirmou nesta quarta-feira o ministro da pasta, Bento Albuquerque, em entrevista à Globonews.

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque 
06/11/2019
REUTERS/Pilar Olivares
Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque 06/11/2019 REUTERS/Pilar Olivares
Foto: Reuters

Albuquerque reiterou que a criação do mecanismo foi solicitada em outubro pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele voltou a abordar o tema em momento em que preocupações com o efeito das cotações internacionais do petróleo sobre os combustíveis voltaram a ganhar destaque no país devido à escalada das tensões no Oriente Médio.

Após um ataque dos Estados Unidos no Iraque que matou um general iraniano na semana passada e a consequente retaliação da República Islâmica, que mirou alvos norte-americanos no Iraque, os preços do petróleo chegaram a disparar, embora tenham recuado na sequência, com os países amenizando as tensões.

"O presidente quer um mecanismo que o governo possa adotar na eventualidade de qualquer crise que exista em termos de abastecimento de petróleo, do aumento súbito de preços causados por incidentes ou pela geopolítica internacional", disse Albuquerque à emissora de televisão.

"Pretendemos ter esse trabalho concluído até fevereiro para a avaliação do presidente da República", acrescentou.

Na semana passada, o ministro havia informado que essa solução é avaliada ao mesmo tempo em que o governo busca garantir que a Petrobras, hoje responsável por quase 100% da capacidade de refino do país, tenha liberdade para estabelecer preços da gasolina e diesel. Na ocasião, no entanto, Albuquerque não havia comentado prazos para a medida relacionada ao alívio nos repasses aos combustíveis.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade