Minério de ferro oscila em meio a alta de estoques e expectativa de recuperação da demanda
Os contratos futuros de minério de ferro operaram sem rumo definido na Bolsa de Dalian nesta sexta-feira, conforme traders ponderavam o aumento dos estoques portuários de minério de ferro em meio ao fim do período de reposição antes do Ano Novo Lunar e a expectativa de recuperação iminente da demanda pela matéria-prima.
O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou o pregão do dia com alta de 0,06%, a 791,5 iuanes (US$113,91) por tonelada.
O contrato ganhou 0,18% nesta semana, revertendo a queda da semana anterior.
O contrato de referência de minério de ferro para março na Bolsa de Cingapura fechou com perda de 1,03%, a US$103,7 por tonelada, e caiu 1,08% nesta semana.
Os estoques de minério de ferro nos portos da China continuaram a acumular, mas os volumes de transações têm sido lentos, de acordo com uma nota do Shanghai Metals Market (SMM).
A recente alta das commodities e metais preciosos deu suporte aos preços dos metais ferrosos, afirma a corretora chinesa Everbright Futures.
Com 12 dias de negociação restantes até o Ano Novo Lunar Chinês, a janela de reposição de estoques de minério de ferro estaria chegando ao fim, proporcionando um potencial de alta limitado, disse o analista-chefe de aço da Shanghai Steel Union, Wang Jianhua, em nota.
Quarenta e quatro fornos elétricos a arco (EAF) independentes serão desligados de 1 a 8 de fevereiro para manutenção, de acordo com uma pesquisa da Mysteel.
Atualmente, os EAF respondem por cerca de 10% da produção de aço da China, enquanto os altos-fornos respondem pelos outros 90%, de acordo com a Mysteel.
No entanto, a expectativa é de que a produção dos altos-fornos aumente à medida que mais siderúrgicas retomam a produção na próxima semana após manutenções planejadas, sustentando a demanda por matéria-prima.