Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Minério de ferro amplia perdas com demanda fraca da China e atividade fabril lenta

4 nov 2025 - 08h13
(atualizado às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Os preços futuros do minério de ferro caíram nesta terça-feira, estendendo as perdas pela terceira sessão consecutiva, com a desaceleração da atividade industrial e a demanda fraca por aço na China pesando sobre o sentimento do mercado.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China caiu 1,71%, a 775,5 iuanes (US$108,87) a tonelada.

O minério de ferro de referência de dezembro na Bolsa de Cingapura perdia 1,19%, a US$103,8 a tonelada.

A atividade industrial da China em outubro expandiu-se em ritmo mais lento, já que os novos pedidos e a produção enfraqueceram em meio às preocupações com as tarifas dos EUA, de acordo com uma pesquisa do setor privado.

Essa leitura foi melhor do que a de uma pesquisa oficial divulgada na sexta-feira, que mostrou que a atividade fabril encolheu pelo sétimo mês consecutivo em outubro.

Os preços do minério de ferro costumam se recuperar entre o início de novembro e fevereiro, antes de se estabilizarem. No entanto, as perdas significativas decorrentes da estocagem de inverno nos últimos anos, juntamente com as taxas operacionais atualmente elevadas, podem reduzir o entusiasmo com a estocagem este ano, disse a corretora chinesa Zhongtai Futures.

O consumo de aço caiu 5,7% e a produção de aço bruto diminuiu 2,9% nos três primeiros trimestres de 2025, de acordo com a Associação de Ferro e Aço da China.

Os estoques de minério de ferro da China têm aumentado constantemente desde o terceiro trimestre em meio ao rápido enfraquecimento da demanda doméstica por aço, enquanto as importações aceleraram sua recuperação, levando a uma perspectiva baixista para os preços, disse a corretora chinesa Galaxy Futures.

Ainda assim, a melhora no sentimento do mercado, após a redução dos atritos comerciais entre a China e os EUA na semana passada, ajudou a limitar as perdas, disse a consultoria chinesa Mysteel.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade