Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais de 470 mil pessoas não reconheceram descontos, diz presidente do INSS

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 14, órgão afirmou que todos vão receber ressarcimento

14 mai 2025 - 19h33
(atualizado às 20h59)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente do INSS, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção
O presidente do INSS, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção
Foto: Reprodução/Youtube

Cerca de 473,9 mil pessoas informaram não ter reconhecido os descontos feitos em seus benefícios. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta quarta-feira, 14, durante coletiva de imprensa. 

Este é o primeiro dia em que os beneficiários do INSS que identificaram descontos irregulares podem comunicar o órgão. De acordo com o levantamento, até as 16h de hoje, 480.660 aposentados e pensionistas acessaram o sistema. Deste número, cerca de 98,6% pediram o ressarcimento.  

De acordo com o presidente do órgão, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, não há uma data limite para a verificação e solicitação do reembolso. 

Fraude no INSS: mais de 473 mil pessoas não reconheceram descontos e 41 entidades foram contestadas:

“Tenham calma. Logicamente no primeiro dia há uma expectativa maior e todo mundo começou uma correria para poder acessar [os] aplicativos, acessar o 135, mas isso não tem prazo para terminar. Todos serão ressarcidos que tenham um pagamento ou tenham um desconto indevido. Então, fiquem tranquilos a esse respeito”, afirmou Waller. 

Ainda segundo ele, 41 entidades não foram reconhecidas pelos beneficiários que identificaram os descontos irregulares. As instituições foram procuradas pelo INSS e terão o prazo de 15 dias úteis para comprovar o vínculo. Caso não seja justificado, elas vão ter que ressarcir os valores retirados indevidamente. 

“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, ele vai para a conta do tesouro e o INSS vai ressarci-lo pagando em folha, na sua conta que ele recebe o benefício. Não informe nada a ninguém, não assine nada a ninguém, não abra link algum, não dê qualquer tipo de informação, tá certo?”, destacou Waller. 

que passam por treinamento rigoroso, conseguem controlar as necessidades fisiológicas e possuem identificação própria

Alerta contra fraudes

O presidente do INSS, Gilberto Waller, ressaltou algumas informações para evitar possíveis fraudes. Durante a coletiva, ele frisou que as únicas formas de acessar o sistema são pelo aplicativo “Meu INSS”, pela Central 135 ou pelo site da Previdência.

Não há nenhuma outra forma de contato. A Central de Atendimento 135 não liga pra ninguém. Ela não entra em contato com ninguém”, destacou. 

Agência do INSS no Rio de Janeiro
Agência do INSS no Rio de Janeiro
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

Como pedir o ressarcimento

Basta acessar o aplicativo ou o site "Meu INSS", com seu CPF e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo exibirá o nome da entidade e, também, as opções para que o aposentado ou pensionista possa informar se autorizou, de fato, o débito.

Ao clicar na opção “Não autorizei o desconto”, o usuário receberá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.

De acordo com o órgão, a partir deste momento, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (site e aplicativos para iOs ou Android) ou pelo telefone 135. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade