PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mais de 25 mil deixaram de declarar bitcoins no Imposto de Renda e precisam ficar atentos para não pagar multa

Segundo a Receita Federal, o Estado de São Paulo concentra o maior número de pessoas que não declararam o investimento

1 fev 2024 - 18h05
Compartilhar
Exibir comentários
Representação da moeda virtual bitcoin
Representação da moeda virtual bitcoin
Foto: Reuters

A Receita Federal informou nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, que identificou 25.126 investidores em bitcoins que não declararam o criptoativo na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do ano passado, totalizando R$ 1,06 bilhão. Segundo o Fisco, os dados foram coletados por meio de técnicas tradicionais e inteligência artificial.

Em comunicado, a Receita declarou que vai realizar uma ação de "estímulo à autorregularização" dos dados, "incentivando a conformidade, sem a imposição de multas que são devidas no caso de abertura de procedimentos fiscais".

O Estado de São Paulo concentra o maior número de pessoas que não declararam o investimento (8.635), seguido por Rio de Janeiro (2.912), Minas Gerais (2.078), Rio Grande do Sul (1.730) e Paraná (1.435). O órgão, no entanto, ressalta que identificou não-declarantes do investimento em todas as unidades da federação.

A receita também identificou 181 residentes no exterior que não declararam seus criptoativos. Com base nas declarações do IRPF entregues em 2023, são registros de 237.369 investidores em bitcoins fora do País, com um montante acumulado de R$ 20,5 bilhões.

Seis dicas para se preparar financeiramente para um ano próspero Seis dicas para se preparar financeiramente para um ano próspero

*Com informações do Estadão Conteudo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade