Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula diz que tarifaço não ficará impune e que povo americano e Trump sofrerão as consequências

Petista diz não ter subestimado líder americano, mas avalia que Trump 'tem agido com certa anormalidade' na condução das relações comerciais com o Brasil e acha que 'pode tudo'

12 ago 2025 - 19h01
(atualizado às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO E BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira, 12, que o tarifaço imposto peloos Estados Unidos aos produtos brasileiros "não ficará impune" e que o povo americano e o presidente dos EUA, Donald Trump, vão "sofrer as consequências" da medida.

"Eu queria que entrassem no site americano e procurassem uma picanha. Um quilo de filé estava sendo vendido por US$ 150. Uma coisa que o presidente Trump não pensou, embora ele diga que está juntando muito dinheiro; os produtos taxados em todos os países do mundo vão aumentar de preço nos EUA", disse o petista em entrevista à BandNews.

Segundo Lula, há um complexo de superioridade em Trump, como quem acha que 'pode tudo'
Segundo Lula, há um complexo de superioridade em Trump, como quem acha que 'pode tudo'
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

"O povo (americano) tem que sentir na pele para saber qual será a reação às taxas do presidente Trump", afirmou.

Lula disse ainda não ter subestimado o presidente norte-americano, mas avaliou que Trump "tem agido com certa anormalidade" na condução das relações comerciais com o Brasil.

Segundo o presidente, há um complexo de superioridade, como quem acha que "pode tudo"; mas, na verdade, ele foi eleito presidente com prazo de validade, pois há o "dia da entrada" e da "saída".

"Nunca trato relação com presidente de forma ideológica", continuou o petista. "Não há conveniência pessoal, há interesses políticos, econômicos e pessoais. Faço isso com todo mundo."

Plano de contingência

Lula anunciou que assinará nesta quarta-feira, 13, a medida provisória (MP) que cria uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas brasileiras prejudicadas pelo tarifaço.

O presidente ressaltou que o montante "é só o começo" do plano de contingência para mitigar os efeitos da taxação, que deverá ser ampliado conforme a necessidade.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade