Casa Branca: Trump não instruiu investigação contra Powell e acredita na independência do Fed
Presidente americano fez diversas críticas ao mandatário do banco central do país ao longo de 2025, a quem chegou, inclusive, a ofender: 'burro' e 'muito estúpido'
A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta segunda-feira, 12, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não instruiu os funcionários do Departamento de Justiça a investigarem o chefe do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.
Em entrevista à emissora de TV Fox News, Leavitt também alegou que Trump acredita na independência do BC americano.
Os comentários estão relacionada a uma investigação sobre se Powell enganou o Congresso durante um testemunho a respeito das reformas no complexo da sede do Fed em Washington.
'Muito estúpido, burro ou um cara mau'
Trump fez diversas críticas a Powell ao longo de 2025 por considerar que o Federal Reserve está cortando juros em um ritmo abaixo do desejado. O presidente americano chamou o presidente do Fed, indicado pelo próprio Trump para o cargo em seu primeiro mandato, de "atrasado", "incompetente ou um cara mau", "muito estúpido ou político" e "burro", além de dizer diversas vezes que ele deveria deixar o cargo.
A administração Trump também tentou remover outra diretora do Fed, Lisa Cook, acusando-a de fraude hipotecária. No entanto, ela conseguiu se manter no cargo por via judicial.
O mandato de Powell acabará em maio de 2026, e Trump indicará seu sucessor, que deverá ser aprovado pelo Senado.