Lula diz que irá 'brigar em todas as esferas' contra taxação e que Trump está 'mal-informado'
Presidente brasileiro afirmou respeitar relação entre Brasil e Estados Unidos e que, se não tiver jeito, terá que estabelecer reciprocidade: 'Taxou aqui, a gente taxa lá'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, 11, que irá brigar em todas as esferas para que não haja a taxação de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As alíquotas entram em vigor em 1º de agosto.
O petista afirmou que, segundo os dados da balança comercial entre os dois países, superavitária para os Estados Unidos, o Brasil é que deveria taxar o parceiro comercial.
"Com todo o respeito a Trump, mas ele está mal-informado. O Brasil é que tem déficit com os Estados Unidos", afirmou.
Lula disse respeitar muito a relação do Brasil com os Estados Unidos, mas afirmou que, se não tiver jeito, terá de estabelecer a reciprocidade: "Taxou aqui, a gente taxa lá".
Mais cedo, Trump afirmou que poderá conversar com Lula, mas "não agora". Ele voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem descreveu como "muito duro em negociações".
Trump também comentou a relação com Bolsonaro, dizendo que "Bolsonaro era muito duro em negociações" e que "é muito injusta a maneira com que o Brasil o trata". O republicano se referiu ao julgamento do ex-presidente em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre uma tentativa de golpe de Estado. A Corte brasileira foi alvo de críticas de Trump na carta em que anunciou a tarifa de 50% sobre o Brasil.