PUBLICIDADE

Lucro dos grandes bancos segue concentrado em nomes tradicionais, mas digitais estão ganhando espaço

Entre os novos entrantes, o Nubank abocanhou a maior participação, com 2% do lucro do setor no 1º semestre de 2023

2 abr 2024 - 12h06
Compartilhar
Exibir comentários
Nubank tem maior participação entre os lucros das fintechs - embora muito atrás dos maiores bancos
Nubank tem maior participação entre os lucros das fintechs - embora muito atrás dos maiores bancos
Foto: TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO / Estadão

O lucro do setor bancário brasileiro continua concentrado em bancos tradicionais como Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco. Segundo levantamento do Bank of America (BofA), os 'bancões' respondem por 75% do lucro total do setor bancário do País.

Embora a predominância seja dos grandes bancos, a análise do BofA mostra que fintechs e bancos digitais começaram a ganhar espaço nos últimos anos. Desde 2014, o lucro desse setor cresceu 11% ao ano, em média, chegando a R$ 210 bilhões no ano passado.

Usando os dados do Banco Central (BC) referentes aos seis primeiros meses de 2023, o BofA mostra que entre os novos entrantes, o Nubank abocanhou a maior participação, com 2% do lucro do setor. 

Os bancos com a maior participação nos lucros do setor foram o Itaú Unibanco e o Banco do Brasil, com 19% cada um. Já o Bradesco responde por 10%. 

O BTG Pactual respondeu por 5%, enquanto Safra, Banco do Nordeste, Citi e BV tiveram, cada um, 1% do lucro dos bancos brasileiros.

Para mostrar a evolução do setor ao longo da última década, o BofA compilou ainda dados sobre a participação dos bancos públicos e privados na concessão de crédito. Após um pico de 57% em 2015, os bancos públicos caíram para 43% de participação no mercado de crédito no País no final do ano passado. 

Soja, minério de ferro e mais: saiba quais as commodities que atuam como motor da economia brasileira Soja, minério de ferro e mais: saiba quais as commodities que atuam como motor da economia brasileira

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade