Latam e governo montam operação para transportar passageiros da Voepass em Fernando de Noronha
Aeroporto do arquipélago terá autorização da Anac para pousos de jatos; passageiros que tinham comprado voos pela Voepass ficaram sem poder viajar após suspensão das operações da companhia
O Ministério de Portos e Aeroportos e a Latam montaram uma operação emergencial para que os passageiros que adquiriram passagens da Voepass para a Fernando de Noronha consigam entrar e sair do arquipélago. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu na terça-feira, 11, a operação da Voepass por violação das normas de segurança.
Para garantir a operação, o aeroporto de Noronha terá autorização da Anac para pousos de jatos. Com este aval, a Latam vai disponibilizar um jato para levar os passageiros que tinham comprado voos pela empresa em codeshare com a Voepass e ficaram sem poder viajar após a suspensão das operações da companhia, explica o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O ministro informou ainda que a pasta tem trabalhado para a homologação da pista de Fernando de Noronha para que passe a receber jatos, possibilitando que outras companhias aéreas possam comercializar voos para ilha.
"Estamos trabalhando dia e noite para minimizar os prejuízos", diz Silvio Costa Filho.
A decisão da Anac de suspender as operação da Voepass começou a valer de madrugada de terça. A agência afirma que a punição se deve à "incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas durante a supervisão realizada pela agência" e também por violação de normas de segurança. A companhia disse, em nota, que "sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança".