Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Kashkari, do Fed, diz que comentários de Hassett sobre pesquisadores do banco são novo ataque à independência

19 fev 2026 - 12h29
(atualizado às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O apelo de uma autoridade de ‌alto escalão do governo Trump para que funcionários do Federal Reserve de Nova York "sejam disciplinados" por causa de uma pesquisa recente sobre tarifas foi apenas a mais recente medida do governo para minar a independência do banco central, disse o presidente do Fed de Minneapolis, ⁠Neel Kashkari, nesta quinta-feira.

Em entrevista à CNBC na quarta-feira, o principal ‌assessor econômico do governo, Kevin Hassett, classificou a recente pesquisa do Fed de Nova York como "de má qualidade" em sua conclusão ‌de que cerca de 90% do custo ‌das tarifas de importação do governo estava sendo pagos pelos ⁠EUA. A análise do banco central regional é consistente com estimativas de outros economistas e organizações.

"Este é apenas mais um passo para tentar comprometer a independência do Fed. Ao longo do último ano, vimos várias tentativas", disse Kashkari em um evento econômico em Dakota do ‌Norte, que incluem a emissão de uma intimação do grande júri do ‌Departamento de Justiça ao ⁠Fed e ⁠a abertura de uma investigação criminal relacionada ao chair do Fed, Jerome Powell. O ⁠presidente Donald Trump também está ‌tentando demitir a diretora ‌do Fed Lisa Cook, uma questão pendente na Suprema Corte dos EUA.

A disputa "é realmente sobre política monetária. Estamos fazendo o nosso melhor para fazer a melhor avaliação da economia com base ⁠em dados e análises", afirmou Kashkari, em um momento em que Trump exigiu que a taxa de juros fosse reduzida para 1%. A taxa básica atual do Fed está definida em uma faixa de 3,5% a 3,75%, e novos ‌cortes são improváveis por enquanto, dado que a inflação está cerca de 1 ponto percentual acima da meta de 2% do Fed.

"Políticos, ⁠conservadores e liberais, preferem uma política monetária que atenda às suas necessidades políticas no momento", disse Kashkari, com Trump citando tanto o desejo de que o governo peça empréstimos mais baratos quanto a redução das taxas de juros das hipotecas imobiliárias entre suas razões para querer que o Fed reduza os custos de empréstimos.

Kashkari disse que o papel dos departamentos de pesquisa dos 12 bancos regionais do Fed é fundamental para o funcionamento da instituição.

"Todos os 12 bancos do sistema do Federal Reserve têm departamentos de pesquisa independentes que estão sempre estudando a economia", afirmou Kashkari. "É assim que estamos tentando melhorar e aprender."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade