Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itaú Unibanco lança plataforma de pagamento instantâneo Iti

13 mai 2019 - 13h41
(atualizado às 13h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O Itaú Unibanco, maior banco privado do país, lançará no terceiro trimestre uma plataforma de pagamentos instantâneos que usa QR code, aumentando a já acirrada competição entre processadores de cartões.

Itaú Unibanco lança plataforma de pagamento instantâneo Iti
REUTERS/Sergio Moraes
Itaú Unibanco lança plataforma de pagamento instantâneo Iti REUTERS/Sergio Moraes
Foto: Sergio Moraes / Reuters

A nova plataforma do Itaú, chamada Iti, funcionará por meio de um aplicativo, conectando indivíduos e comerciantes, e estará disponível para clientes e não-clientes do banco, disse a instituição financeira na segunda-feira.

Os comerciantes que usam o Iti receberão os pagamentos instantaneamente e pagarão uma taxa de 1 por cento por transação, valor mais barato do que as taxas cobradas atualmente por muitas processadoras de cartão. O aplicativo também não exige que os comerciantes comprem ou aluguem máquinas de leitura de cartão.

As ações de processadores brasileiros de cartões, como a PagSeguro, a StoneCo e a Cielo caíram após o anúncio do Itaú.

O QR code é uma espécie de código de barras que pode ser lido por um scanner ou por celular.

Marcos Magalhães, presidente da Rede, processadora de cartões do Itaú, disse que a Iti deve atrair principalmente os pequenos comerciantes, que não buscam serviços personalizados, sem fornecer estimativas para o número de clientes alvo.

Do lado dos indivíduos, o diretor-geral do Itaú, Márcio Schettini, disse que o banco está mirando pessoas de todas as faixas de renda, incluindo quem não tem conta corrente, já que o Iti vai funcionar como uma carteira digital gratuita.

Cerca de um terço da população adulta brasileira não possui uma conta corrente, segundo o Banco Mundial, uma proporção maior do que a China ou a Índia.

Além de usar códigos QR para pagar produtos e serviços, os clientes poderão transferir dinheiro usando um tipo de serviço interno de contatos.

O Itaú também está considerando oferecer investimentos, empréstimos e produtos de seguros através do novo aplicativo, embora não especifique quando isso acontecerá.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade