Índice STOXX 600 cai conforme alta de início do ano perde força impactada pelo varejo
O índice pan-europeu STOXX 600 caiu nesta quinta-feira, pressionado por uma liquidação no setor de tecnologia e atualizações decepcionantes de vários varejistas, enquanto os preços mais fracos do ouro e do cobre pesaram sobre o humor mais amplo do mercado.
O STOXX 600 fechou em baixa de 0,19%, a 603,83 pontos, registrando seu segundo dia consecutivo no território negativo. O setor de tecnologia foi o principal fator de queda para o índice, com perdas de 2,2%.
O recuo arrefece a alta de início de 2026 do índice, que registrou uma série de recordes este ano, ressaltando que a temporada de balanços pode ser o próximo grande teste da demanda de investidores por risco.
O setor de varejo caiu 0,6%, interrompendo uma sequência de quatro dias de ganhos, enquanto o de mineradoras cedeu 1,6%, com a baixa dos preços do ouro e do cobre.
O setor aeroespacial e de defesa , no entanto, atingiu um recorde histórico depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu maiores gastos com defesa.
Os movimentos ocorrem no momento em que investidores se preparam para a primeira temporada de balanços de 2026, em busca de pistas sobre a capacidade de varejistas de lidar com uma combinação complicada de fadiga inflacionária e mudanças nos hábitos de consumo.
Embora as manchetes sobre a Venezuela continuem a chegar aos mercados, investidores parecem em grande parte dessensibilizados, embora o fluxo constante de notícias tenha acrescentado uma camada de inquietação, deixando alguns divididos entre comprar a queda e reduzir o risco.
"Investidores estão navegando em uma mistura familiar de riscos macroeconômicos e geopolíticos. As tensões geopolíticas contínuas, a incerteza fiscal e o ruído das políticas incentivaram um posicionamento mais defensivo, enquanto a ausência de um catalisador claro de curto prazo reduziu a convicção de perseguir a alta dos mercados", disse Daniela Hathorn, analista de mercado sênior da Capital.com.
Em LONDRES, o índice Financial Times registrou variação negativa de 0,04%, a 10.044,69 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX registrou variação positiva de 0,02%, a 25.127,46 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,12%, a 8.243,47 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,25%, a 45.671,70 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,33%, a 17.654,70 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 registrou variação positiva de 0,09%, a 8.486,79 pontos.