Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Economia do Brasil cresce no ritmo mais forte em 1 ano em janeiro, mostra BC, mas fica abaixo do esperado

16 mar 2026 - 09h09
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A economia do Brasil ‌registrou em janeiro o ritmo mais intenso de crescimento em um ano, mas ainda assim iniciou 2026 com um resultado ligeiramente abaixo do esperado antes de virem à tona as incertezas provocadas pela guerra no Oriente Médio, de acordo com dados do Banco Central divulgados nesta ⁠segunda-feira.

Dado dessazonalizado mostrou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado um ‌sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve em janeiro alta de 0,80% na comparação com o mês anterior.

O resultado foi o mais elevado ‌desde janeiro de 2025, mas ficou um ‌pouco abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de crescimento ⁠de 0,85% no mês. Também mostrou recuperação em relação à queda de 0,15% em dezembro.

No ano passado, o Produto Interno Bruto registrou expansão de 2,3%, segundo dados do IBGE divulgados no início do mês, mas terminou o ano quase estagnado no quarto trimestre.

A economia nacional iniciou ‌2026 com uma política monetária ainda restritiva depois de o BC ter ‌mantido a taxa básica ⁠de juros Selic ⁠em 15% em janeiro. A autoridade monetária volta a se reunir nesta semana ⁠e a expectativa é de um ‌corte na Selic, mas ‌a guerra entre Estados Unidos e Israel contra o Irã, iniciada no final de fevereiro, agora turva as perspectivas ao elevar os preços do petróleo e as pressões inflacionárias.

Em janeiro, o destaque ⁠foi o crescimento de 0,8% dos serviços, de acordo com a abertura dos dados do BC. A indústria teve expansão de 0,4%, enquanto a agropecuária retraiu 1,5%.

Dados do IBGE sobre a atividade econômica em janeiro surpreenderam para cima nas ‌comparações com o mês anterior. A produção industrial e o volume de serviços registraram altas acima do esperado, respectivamente de 1,8% e ⁠0,3%. Já as vendas no varejo tiveram aumento inesperado de 0,4% no mês.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 1,0%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um ganho de 2,3%, de acordo com números não dessazonalizados.

A mais recente pesquisa Focus realizada pelo Banco Central mostrou que a expectativa do mercado para a expansão do PIB em 2026 é de 1,83%, indo a 1,80% em 2027.

O IBC-Br é construído com base em proxies representativas dos índices de volume da produção da agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além do índice de volume dos impostos sobre a produção.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade