PUBLICIDADE

Indicadores apontam para período sustentado de fraqueza na indústria alemã, diz ministério

22 jul 2019 - 08h24
(atualizado às 09h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A indústria manufatureira e as exportações da Alemanha estão sofrendo com a desaceleração da economia global, informou o Ministério das Finanças em seu relatório mensal nesta segunda-feira, alertando que números fracos de encomendas sugerem que a desaceleração da indústria pode ser demorada.

01/03/2019
REUTERS/Fabian Bimmer - RC19A59FF000
01/03/2019 REUTERS/Fabian Bimmer - RC19A59FF000
Foto: Reuters

Mas o quadro da demanda doméstica parece mais saudável, com os níveis de emprego ainda crescendo à medida que as empresas admitiam novos funcionários, ainda que em um ritmo mais lento, embora o ministério espere que o ritmo também diminua ainda mais.

"Os indicadores antecedentes, bem como a redução das encomendas, apontam para um período duradouro de fraqueza econômica no setor industrial", disse o relatório.

O relatório reflete a impressão dada por uma série de indicadores divulgados recentemente de que o 'boom' de uma década na maior economia da Europa chegou ao fim, já que fatores como o Brexit e o risco de uma guerra comercial pesam sobre os exportadores da Alemanha.

A Alemanha, que é tradicionalmente uma economia liderada pelas exportações, depende cada vez mais da demanda doméstica e de um setor de serviços ainda dinâmico para sustentar o crescimento econômico, algo que a chanceler Angela Merkel admitiu durante sua coletiva de verão na semana passada, quando disse que o governo tentaria estimular a demanda doméstica.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade