Iberia prevê aumento de 25% na capacidade para o Brasil em 2026, impulsionada por jatos Airbus
A companhia aérea espanhola Iberia pretende realizar uma expansão substancial no Brasil pelo segundo ano consecutivo em 2026, afirmou um executivo, à medida que novos jatos da Airbus ajudam a companhia aérea da IAG a abrir mais rotas no país.
A empresa prevê um crescimento de 25% na capacidade de assentos em seus voos entre o Brasil e a Espanha, afirmou o diretor corporativo Juan Cierco em entrevista, após uma expansão de 27% neste ano.
A Iberia está lançando rotas ligando Madri com Fortaleza e Recife, dois destinos de praia populares no nordeste.
A companhia aérea também planeja aumentar a frequência de voos para o Rio de Janeiro de cinco voos semanais para um voo por dia , além dos dois voos diários para São Paulo.
"O Brasil sempre foi um destino muito importante para a Iberia", disse Cierco nesta terça-feira. "A aposta é muito sólida, uma aposta de longo prazo."
As principais companhias aéreas europeias, incluindo a Air France-KLM e a TAP, vêm se expandindo no Brasil à medida que a demanda por viagens aéreas cresce no país, apesar dos altos custos operacionais e preços das passagens.
Segundo a IATA, associação do setor aéreo, o tráfego internacional no Brasil aumentou 18% no período de janeiro a setembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Grande parte da expansão da Iberia no Brasil será impulsionada pela aeronave Airbus A321XLR de longo alcance e corredor único, para a qual a companhia aérea espanhola foi a cliente lançadora no ano passado.
O A321XLR pode operar rotas anteriormente reservadas para jatos de fuselagem larga maiores, permitindo que as companhias aéreas voem rotas mais longas sem precisar lotar uma aeronave maior. A Iberia afirmou que operará a aeronave nas rotas para Fortaleza e Recife.