PUBLICIDADE

Homens ocupam espaços no setor de beleza e movimentam o mercado

Maquiadores vêm se destacado em setor que, até então, era predominantemente feminino

21 nov 2023 - 06h20
(atualizado às 10h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Pexels

A maquiagem é uma forma de expressão artística que tem sido associada às mulheres há séculos. No entanto, atualmente, vemos um movimento ascendente em relação à participação masculina no setor de beleza. No Brasil, o número de franquias de beleza, direcionadas ao segmento de maquiagem, segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising - foi o que mais cresceu, com um aumento de 12,4%.

Esses números refletem uma mudança cultural mais ampla, na qual os homens estão cada vez mais assumindo a sua liberdade de expressão e desafiando os papéis tradicionais de gênero. A expansão do setor é impulsionada por diversos fatores - como a popularização de redes sociais e influenciadores digitais - que estão ajudando a quebrar os tabus sobre maquiagem masculina.

Além disso, o mercado de produtos de beleza está se tornando mais amplo e acessível e, além da oferta de produtos específicos para esse público, vem sentindo também a ocupação de espaços antes exclusivo das mulheres.

O maquiador Alê Gomes, que trabalha há 20 anos na área, é um exemplo da crescente participação masculina no setor de beleza. Ele é especialista em makes de carnaval, noivas e debutantes e conta que entrou no ramo através de um amigo, que o convidou para maquiar em um evento.

"Eu sempre gostei de maquiagem e quando o meu amigo me chamou para ajudar, eu me apaixonei pela profissão", diz Alê. "Eu vejo que no início dos anos 80, os homens começaram a assumir um papel no mundo da maquiagem. Mas, ainda assim, sinto que existe uma certa restrição quanto a profissionais masculinos."

Os desafios da área

Apesar dos avanços, os profissionais ainda enfrentam desafios. "Passei por situações difíceis, como na pandemia, que foram dois anos praticamente sem trabalhos, dado que não havia eventos ou comemorações. Mas, apesar de ter me afastado do mercado nesse período, me reergui e hoje sigo na carreira, com bastante sucesso", conta.

Um dos fatores importantes para o sucesso na carreira de maquiador, segundo Alê, é o uso de produtos de qualidade. "É essencial ter bons produtos para criar looks bonitos e duradouros", afirma. 

Nesse cenário, redes como a Espaço Make, que oferece maquiagens multimarcas a preços acessíveis, têm se destacado cada vez mais.

A fundadora da rede, Kelly Nogueira, reforça que é fundamental que empreendimentos como o seu concedam espaço para os profissionais que atuam no setor. 

“Acho fundamental termos diversidade, tanto em nossos quiosques, quanto na equipe por trás das franquias”, pontua. “A crescente participação masculina no setor de beleza é um sinal de que a sociedade está evoluindo e se tornando mais inclusiva.”

Mesmo com estigmas enraizados, a expectativa é que o número de maquiadores e outros profissionais masculinos do setor da beleza, cresçam cada vez mais. Oferecer oportunidades e valorizar o trabalho destes profissionais são fatores que contribuem para um mercado diversificado e sem preconceitos.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade