Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo decide antecipar volta de imposto de importação cheio para veículos eletrificados desmontados

30 jul 2025 - 17h22
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo federal anunciou nesta quarta-feira que decidiu antecipar o retorno do imposto de importação cheio de 35% sobre kits de peças usados na montagem de veículos eletrificados, concordando em parte com pleito de fabricantes de automóveis estabelecidos no país.

Local de construção de fábrica da BYD em Camaçari, Bahia
17/11/2024. REUTERS/Adriano Machado/File Photo
Local de construção de fábrica da BYD em Camaçari, Bahia 17/11/2024. REUTERS/Adriano Machado/File Photo
Foto: Reuters

O aumento do imposto para os chamados kits CKD e SKD de veículos eletrificados passa para janeiro de 2027 e não mais em julho de 2028, segundo comunicado divulgado pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex).

Atualmente o imposto do segmento é de 14%, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Porém, o colegiado decidiu dar quotas adicionais de importação com alíquota zero para CKDs e SKDs de veículos eletrificados durante seis meses, em um somatório de US$463 milhões, afirmou o órgão.

A chinesa BYD tinha feito no início do ano pedido para redução temporária do imposto de importação sobre CKDs e SKDs, algo que vinha recebendo críticas de montadoras estabelecidas no país como Toyota, Volkswagen, General Motors e Stellantis. Essas montadoras disseram em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que um eventual "incentivo à importação de veículos desmontados para serem acabados no país" colocaria em risco investimentos do setor no Brasil.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade