PUBLICIDADE
AO VIVO
Mariana Aydar canta ao vivo ‘Boy Lixo’ e outros hits no Terraiá, o São João do Terra

Golpe do IPVA 2023: boletos falsos circulam em vários estados

Os tributos chegam por SMS, e-mail e até no WhatsApp e oferecem descontos bem atrativos. Mas não se iluda, isso é golpe. Veja como evitar

4 jan 2023 - 14h10
(atualizado em 9/10/2023 às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Boletos falsos do IPVA circulam em vários estados:

Agora é hora de preparar o bolso, porque os boletos começam a chegar, e o IPVA 2023 é um deles. É importante ficar atento para não cair no golpe do boleto falso.

Funciona assim: o golpista envia um boleto por SMS, e-mail ou WhatsApp, mas o boleto é falso. Ao pagar, você perde dinheiro e seu IPVA 2023 continua pendente.

De acordo com o Detran, as secretarias estaduais de Fazenda, que são responsáveis pelo IPVA, enviam o boleto físico via Correios em 11 estados e no Distrito Federal. Nos outros estados, o boleto é disponibilizado eletronicamente no site oficial desses órgãos. Portanto, se alguém ligar ou mandar mensagem se passando por funcionário do Detran ou das secretarias, muito provavelmente trata-se de um golpe.

Os tributos chegam por SMS, e-mail e até no WhatsApp e oferecem descontos bem atrativos. Mas não se iluda, isso é golpe.
Os tributos chegam por SMS, e-mail e até no WhatsApp e oferecem descontos bem atrativos. Mas não se iluda, isso é golpe.
Foto: iStock

IPVA 2023

Cobrado anualmente, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) conta com regras, valores e calendários diferentes em cada estado e no Distrito Federal. O valor do imposto é calculado com base no valor de mercado do veículo, definido na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade