Globo Filmes anuncia 30 estreias para 2024 e novos projetos
Celebrando seus 25 anos de atividade, a Globo Filmes anunciou nesta semana que conta com 30 estreias previstas para 2024 e mais de 30 projetos em fase de desenvolvimento.
Ao todo, a empresa acumula 260 milhões de público e 500 filmes lançados em gêneros, que vão de longas de ficção e animação a documentários realizados em parceria com mais de 200 produtoras independentes, obtendo a marca de uma das maiores investidoras do cinema brasileiro.
"A Globo Filmes nasce do entendimento da Globo de que poderia colocar sua potência de comunicação e sua expertise em criação e produção audiovisual a serviço da reconstrução do cinema brasileiro. Nesses 25 anos, trabalhamos lado a lado com cineastas, produtores e distribuidores para levar a criatividade e o talento brasileiro ao reconhecimento que ele merece. Olhar para essa história, que carrega as maiores bilheterias do cinema nacional e muitos prêmios e indicações, é motivo de orgulho para nós e combustível para continuar ajudando a formar público para os nossos filmes brasileiros", afirma Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo.
A criação da Globo Filmes foi um marco para o período que ficou conhecido como Cinema da Retomada, em que o setor audiovisual se reergueu a partir da promulgação de leis de incentivo e fomento às produções cinematográficas, após uma forte crise e estagnação nos anos 1990. O surgimento da Globo Filmes em 1998 proporcionou maior visibilidade para a produção brasileira, atraindo o público para as salas de cinema, com um modelo de negócio baseado tanto em investimento financeiro como na contribuição artística e de marketing, através do uso da potência do ecossistema da Globo na promoção de chamadas comerciais e na participação de atores e diretores em programas de entretenimento, jornalismo, podcasts e plataformas digitais da Globo.
"Nesses 25 anos mostramos a história plural e multifacetada do Brasil através da diversidade do nosso cinema. A Globo Filmes foi criada no momento da retomada do cinema nacional, mostrando a força das nossas histórias e trazendo para as telonas diálogos sobre o passado, nosso presente e refletindo sobre o futuro. Amamos o cinema e buscamos construir parcerias que impulsionem e fortaleçam o audiovisual brasileiro em todas as telas, não só no Brasil, mas também com visibilidade no exterior", relata Simone Oliveira, head da Globo Filmes desde 2020 e que está na empresa há 14 anos.
Comemoração
Os 25 anos da Globo Filmes serão celebrados de diversas formas. Um filme narrado pelo ator Aílton Graça vai trazer uma releitura de 25 cartazes de grandes longas-metragens que carregam o selo da empresa, feita por 25 artistas de todo o Brasil. Os cartazes também serão expostos na Cinemateca Brasileira durante a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
"Nós só poderíamos fazer isso de um jeito moderno, com linguagem digital e pensamento alinhado com uma nova geração do público. Reapresentamos algumas das obras de maior sucesso através da releitura dos cartazes de 25 filmes por 25 artistas diversos. Esse encantamento provoca a curiosidade por uma marca tão conectada à sétima arte. A Globo Filmes, que há 25 anos é uma das principais responsáveis pela valorização da indústria do cinema nacional, faz questão de continuar colaborando para o engrandecimento da nossa cultura", explica Alexandre "Nego Lee" Popoviski, gerente sênior de criação da Globo.
A comemoração foi iniciada no final de setembro com uma festa realizada no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em parceria com o Canal Brasil, que também celebra 25 anos este ano. O evento teve a participação da Banda Moinho como atração musical principal e reuniu diversas personalidades do meio audiovisual e cultural, além de grandes nomes do cinema.
A Globo Filmes também vai marcar presença e terá programações em eventos importantes como Festival do Rio, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Vibra Open Air. No dia 3 de outubro, no Globo Negritudes, evento gratuito em São Paulo que vai debater a valorização de narrativas negras no audiovisual, a empresa faz uma exibição especial de Mussum - O Filmis, grande vencedor do Festival de Gramado com seis Kikitos, com a participação dos protagonistas Aílton Graça e Yuri Marçal e o diretor Silvio Guindane. O trio participa também de mesa que debate o humor como instrumento de transformação.
O Auto da Compadecida também será a atração de encerramento do Vibra Open Air, maior cinema a céu aberto do mundo que acontece no Jockey Club, no Rio de Janeiro, de 4 e 22 de outubro. Obras como Medida Provisória, Nosso Sonho e Meu Nome é Galsão os outros títulos da Globo Filmes que estão na programação nos dias 14, 20 e 21 de outubro, respectivamente.
O público assistirá ainda a trechos inéditos de Grande Sertão, de Guel Arraes, previsto para estrear em 2024.