PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Fundador do Alibaba não aparece em público desde outubro

Jack Ma está na mira da Justiça chinesa após críticas ao sistema regulatório do país; empresa nega desaparecimento

4 jan 2021 - 12h21
(atualizado às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A ausência do fundador do Alibaba, Jack Ma, da vista do público nos últimos dois meses, incluindo a falta do episódio final de um programa de TV em que ele apareceria como jurado, tem alimentado especulações sobre seu paradeiro em meio a umarepressão regulatória chinesa sobre seu império de negócios.

Jack Ma, fundador do Alibaba, fala em evento em Paris, França 16/05/2019. REUTERS/Charles Platiau/Foto de arquivo
Jack Ma, fundador do Alibaba, fala em evento em Paris, França 16/05/2019. REUTERS/Charles Platiau/Foto de arquivo
Foto: Reuters

O empresário de maior destaque da China não aparece em público desde um fórum no final de outubro em Xangai, onde elecriticou o sistema regulatório da China em um discurso que o colocou em rota de colisão com autoridades do país e que resultou na suspensão da oferta pública inicial de ações (IPO) de 37 bilhões de dólares do braço financeiro Ant Group.

O Financial Times informou na sexta-feira que Ma foi substituído como jurado no episódio final em novembro de um game show para empresários chamado de Heróis Empresariais da África.

Uma porta-voz do Alibaba disse à Reuters nesta segunda-feira que a mudança foi devido a um conflito de agenda. Ele não deu mais informações.

Os reguladores chineses se concentraram nos negócios de Ma desde seu discurso de outubro, incluindo o lançamento de uma investigação antitruste sobre o Alibaba e ordenando a Ant para promover uma reorganização de seus negócios de financiamento ao consumidor, incluindo a criação de uma holding.

"Acho que foi dito para ele se calar", disse Duncan Clark,presidente da consultoria de tecnologia com sede em Pequim BDA China. "Isto é um situação bastante única, mais ligada à escala da Ant e às sensibilidades sobre a regulamentação financeira", disse ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade