PUBLICIDADE

Primavera vem aí: saiba quais são os produtos da estação e economize

Com a chegada da nova estação, novos produtos passarão a ter preços mais atrativos no mercado; conheça quais!

16 set 2021 10h59
ver comentários
Publicidade
Dia de Feira
Dia de Feira
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Na próxima quarta-feira (22), a estação mais florida do ano se inicia: a primavera! Com a chegada dessa nova temporada, além da paisagem repleta de flores que tomará conta dos cenários cotidianos dos brasileiros, as colheitas e gôndolas de supermercado também passarão por uma mudança.

Assim como algumas frutas e verduras crescem de maneira mais forte e saborosa no inverno, outras são 100% fãs da primavera e, neste período, acabam aumentando as produções e, consecutivamente, são vendidas por preços mais em conta- é o que chamamos de produtos de estação.

O que são os produtos da estação? 

De forma bem direta, podemos dizer que os produtos da estação (frutas, verduras e legumes) são aqueles que amadurecem de maneira natural neste período: são os fãs de Setembro e do clima quente da Primavera.

Nesta temporada esses produtos chegam ao fim do seu ciclo de produção e ficam coloridíssimos e prontos para serem comercializados.

Quais são as vantagens de um produto da estação?

Além da alegria do seu bolso, que falaremos no tópico abaixo, os produtos da estação alegram também o seu paladar, isso porque eles tendem a saírem do pé na hora certa, ou seja, no momento em que eles naturalmente estão prontos. Ao ter o seu ciclo natural de amadurecimento respeitado, este produto tende a ser mais saboroso e nutritivo.

Consumir frutas, verduras e legumes da estação gera economia?

Gera sim! Por serem típicos daquele período, os produtos da estação são mais fáceis de serem cultivados, o que leva a um aumento considerável na safra e, quanto maior a disponibilidade daquele produto no mercado, mais barato ele fica. 

Além disso, quando cultivado durante a "sua estação", o produto tende a crescer mais forte e passará a necessitar de menos insumos, o que também gera uma economia na produção - e também reflete no preço final do produto. 

Dessa forma, entende-se que todo produto que é colhido em seu período de safra é mais fresco e também mais barato.

Quais são os produtos típicos da primavera?

De acordo com o site Guia da Cozinha, na primavera a safra de frutas é marcada pela alta presença do kiwi, maracujá, mamão, morango, manga, pêssego e abacaxi. Já com relação às verduras da época, é neste período que o almeirão, o brócolis e o espinafre aparecem em abundância e com um preço acessível. Por fim, temos os legumes da primavera: abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, ervilha, tomate e cenoura. 

Finanças e Empreendedorismo
Publicidade
Publicidade