Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EUA impõem tarifa de 17% sobre tomate do México, após Departamento de Comércio suspender acordo

Washington acusa o país vizinho de exportar o alimento para os EUA a preços artificialmente baixos; acordo de 2019 suspendia taxação sobre o produto

14 jul 2025 - 19h26
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira, 14, que vai impor tarifa de 17,09% sobre a maioria das importações de tomate do México. A nova cobrança é resultado da decisão americana de se retirar de um acordo de 2019 que suspendia a taxação sobre o produto, como já havia sinalizado em abril.

Washington acusa o país vizinho de exportar tomate a preços artificialmente baixos para os EUA, prática conhecida como dumping. A reclamação data de 1996, quando o setor alegou estar sendo prejudicado, de acordo com comunicado do Departamento de Comércio.

Reclamação dos EUA data de 1996, quando o setor alegou estar sendo prejudicado, de acordo com comunicado do Departamento de Comércio
Reclamação dos EUA data de 1996, quando o setor alegou estar sendo prejudicado, de acordo com comunicado do Departamento de Comércio
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Desde então, os EUA acertaram a suspensão das tarifas cinco vezes, a mais recente dela em 2019. Na época, o México concordou em vender o tomate a um preço mínimo, sob periódica revisão das autoridades americanas.

Agora que o acordo foi encerrado, os EUA podem cobrar taxas calculadas pela porcentagem em que os tomates mexicanos foram vendidos no país a preços injustos, ainda segundo a nota.

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou que a medida reflete a abordagem do governo do presidente Donald Trump para as políticas comerciais do México.

No sábado, 12, o presidente americano já havia anunciado tarifa de 30% sobre importações do país vizinho a partir de 1° de agosto.

"O México continua sendo um dos nossos maiores aliados, mas por muito tempo nossos agricultores foram esmagados por práticas comerciais desleais que minaram os preços de produtos como o tomate. Isso termina hoje", disse Lutnick.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade