EUA: Caterpillar levanta bolsa de NY, mas cautela limita ganhos
O mercado de ações americano registrou alta nesta terça-feira após lucros sólidos da Caterpillar ofuscarem preocupações sobre as projeções da empresa para o atual trimestre, mas os ganhos foram limitados, já que investidores fizeram uma pausa após o recente impulso gerado pelos bons resultados.
Os negócios foram marcados pela volatilidade, com o mercado mais amplo acelerando a subida após a abertura da sessão e o índice S&P 500 atingindo uma nova máxima no intradia em 2009, ampliando sua recuperação dos níveis de fechamento mais baixos em 12 anos registrados no início de março.
No fim da tarde, o índice Nasdaq registrou um pequeno ganho em sua décima sessão seguida de alta, o período mais longo de ganhos contínuos em 12 anos.
Investidores se encorajaram com uma nova rodada de bons resultados de grandes empresas, incluindo a farmacêutica Merck, componente do índice Dow Jones. Mas esse otimismo se chocou com realismo quando a fabricante de equipamentos pesados Caterpillar, outra integrante do índice, advertiu que o trimestre atual pode ser difícil.
Além disso, o chairman do Federal Reserve (FED), Ben Bernanke, afirmou a congressistas americanos que o crescente desemprego, a queda no setor imobiliário e o crédito apertado podem afetar os gastos do consumidor - importante motor do crescimento da economia dos EUA, e dos lucros corporativos.
No fechamento, o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,77%, para 8.915 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,36%, para 1.916 pontos, o nível mais alto no ano. O Standard & Poor''s 500 teve alta de 0,36%, a 954 pontos.