Encomendas à indústria dos EUA se recuperam em novembro com demanda por aeronaves comerciais
As novas encomendas de produtos fabricados nos Estados Unidos se recuperaram em novembro com o aumento da demanda por aeronaves comerciais, embora o crescimento dos gastos das empresas em equipamentos tenha provavelmente se moderado no quarto trimestre.
As encomendas à indústria aumentaram 2,7% após uma queda revisada para cima de 1,2% em outubro, informou o Census Bureau do Departamento de Comércio nesta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam um aumento de 1,6%, após queda de 1,3% em outubro informada antes. As encomendas avançaram 3,4% em novembro em relação ao ano anterior.
A divulgação do relatório foi adiada devido à paralisação de 43 dias do governo federal. As tarifas de importação do presidente Donald Trump prejudicaram um grande segmento da manufatura, que representa 10,1% da economia, embora alguns setores tenham se beneficiado da proteção contra a concorrência estrangeira.
O boom da inteligência artificial tem apoiado o setor de tecnologia. Os economistas estão cautelosamente otimistas em relação a uma ampla melhora na indústria manufatureira este ano, à medida que o impacto das tarifas de importação diminui e a legislação tributária entra em vigor.
Os pedidos de aeronaves comerciais aumentaram 97,6% em novembro. Houve aumentos sólidos nos pedidos de equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes, bem como de produtos metálicos fabricados. As encomendas de máquinas aumentaram 0,3%, enquanto as de computadores e produtos eletrônicos permaneceram inalterados.
O Census Bureau também informou que as encomendas de bens de capital não relacionados à defesa, excluindo aeronaves, que são vistas como uma medida dos planos de gastos das empresas com equipamentos, aumentaram 0,4% em novembro, em vez dos 0,7% inicialmente divulgados nesta semana.