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Empresas aéreas ganham 51 milhões de passageiros em 8 anos

De 2005 a 2013, transporte rodoviário perdeu 7 milhões de passageiros

28 abr 2014 - 08h16
(atualizado às 08h17)
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Entre 2005 a 2013, empresas de transporte rodoviário perderam 7,1 milhões de passageiros.  No mesmo período, companhias aéreas ganharam 51,2 milhões de passageiros domésticos, de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira. Diante dessa queda, executivos das empresas de ônibus reclamam de benefícios concedidos pelo governo federal à aviação civil.

Aeronaves da Tam e da Gol estacionadas no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A empresa aérea TAM, do grupo Latam Airlines, e a Gol tiveram que cancelar voos com destino à Argentina nesta quinta-feira, devido à greve geral no país vizinho e ao fechamento do aeroporto Jorge Newbery (Aeroparque), em Buenos Aires. 17/01/2014
Aeronaves da Tam e da Gol estacionadas no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A empresa aérea TAM, do grupo Latam Airlines, e a Gol tiveram que cancelar voos com destino à Argentina nesta quinta-feira, devido à greve geral no país vizinho e ao fechamento do aeroporto Jorge Newbery (Aeroparque), em Buenos Aires. 17/01/2014
Foto: Nacho Doce / Reuters

Entre as reclamações, empresários dizem pagar até 18% de ICMS sobre o preço da passagem, enquanto há isenção nos bilhetes da aviação civil. Outra crítica é a licitação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para redistribuir a malha interestadual. Como o transporte rodoviário interestadual é considerado serviço público, a regulação da atividade inclui controle de tarifas e licitação. Já no caso da aviação não há controle de preços e a criação de linhas depende apenas da disponibilidade dos aeroportos.

Fonte: Terra
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