Embraer recebe encomenda de US$ 4 bi de empresa aérea escandinava por 45 jatos
Pedido da Scandinavian Airlines (SAS) é o maior da companhia feito diretamente a um fabricante desde 1996; primeiras entregas estão previstas para o final de 2027
A Embraer informou nesta terça-feira, 1º, que a Scandinavian Airlines (SAS) firmou um acordo para adquirir 45 jatos Embraer modelo E195-E2, com direitos de compra para dez aeronaves adicionais — a maior encomenda de jatos da SAS diretamente a um fabricante desde 1996.
Segundo a empresa brasileira, as primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com entregas adicionais ao longo de aproximadamente quatro anos. Excluindo os direitos de compra, o valor do pedido é de aproximadamente US$ 4 bilhões.
"Este acordo histórico apoia a estratégia de longo prazo para a renovação de frota da SAS, que se concentra em aumentar a eficiência, reduzir as emissões e gerando futuras oportunidades de crescimento a partir de seu hub global em Copenhague, na Dinamarca", destaca a Embraer em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
"Este é um momento decisivo para a SAS. É a aeronave certa para apoiar nosso crescimento futuro e para desenvolver nossa malha área tanto na Escandinávia quanto em outras regiões", afirma o presidente e CEO da SAS, Anko van der Werff.
Segundo a Embraer, a encomenda foi facilitada com o apoio da Skyworks Holding.
A empresa destaca que a família de aeronaves E2 opera comprovadamente com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF) e é certificada para voar com blends de até 50% de SAF.
A SAS opera um hub global no Aeroporto de Copenhague, complementado por centros em Oslo e Estocolmo. A cada ano, a empresa atende mais de 25 milhões de passageiros e transporta 60 mil toneladas de carga para 135 destinos na Europa, EUA e Ásia.