Embraer mostra como será novo jato de US$ 20 milhões
10 jul2012 - 08h24
(atualizado às 08h49)
Compartilhar
Gustavo Casadio
Direto de Farnborough
Ele ainda nem estreou, mas já é uma das maiores estratégias da Embraer para estar a frente de seus concorrentes quando o mercado de aviação executiva voltar a crescer, como aconteceu antes da atual crise financeira. Ele nem está exposto no meio das outras aeronaves no aeroporto de Farnborough, onde ocorre essa semana uma das maiores feiras aéreas do mundo, mas não deixa de ser uma das estrelas do show. A maquete em tamanho real do Legacy 500 de US$ 20 milhões, que estreia em 2014 e nunca esteve no Brasil, foi visitada pelo Terra em um hangar da fabricante brasileira Embraer, anexo ao aeroporto de Farnborough.
Ele é um avião executivo de médio porte, mas traz pela primeira vez em uma aeronave deste tipo conceitos de aviões muito maiores, que resultam em maior conforto para passageiros e mais tecnologia para os pilotos. Diante de tudo isso, apreende-se que o novo jato da Embraer é muito mais do que parece.
Segundo a Embraer, uma das maiores vantagens do Legacy 500 é ter um projeto muito mais novo que seus principais concorrentes e também trazer tecnologia de aeronaves maiores para um avião que leva até oito pessoas. Para os passageiros, as maiores diferenças ficam em relação à altura da cabine e o piso plano (em outros modelos dessa categoria, por questão de espaço, o piso é curvado). Já para os pilotos, a aeronave é equipada com a tecnologia "fly by wire", um tipo de sistema de controle eletrônico que comanda as partes móveis do avião.
O Legacy 500, da Embraer, é uma das maiores estratégias da fabricante
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo ainda não estreou, mas é a aposta da empresa para ficar à frente dos concorrentes no mercado de aviação executiva
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O avião executivo é de médio porte, mas traz, pela primeira vez, conceitos de aeronaves maiores
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Com os novos conceitos, é prometido maior conforto para os passageiros e mais tecnologia para os pilotos
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O jato sairá por US$ 20 milhões e vai ser lançado em 2014
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo ainda não foi apresentado ao mercado brasileiro
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo foi visitado pelo Terra em um hangar da fabricante brasileira, anexo ao aeroporto de Farnborough, Londres
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Um dos maiores diferenciais do Legacy 500 é em relação à altura da cabine e ao piso plano
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo não está exposto no meio das outras aeronaves no aeroporto de Farnborough, onde é realizada uma das maiores feiras aéreas do mundo
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A aeronave é equipada com a tecnologia "fly by wire", um tipo de sistema de controle eletrônico que comanda as partes móveis do avião
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Em outros aviões da mesma categoria, por uma questão de espaço, o piso é curvado
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O Legacy 500 promete mais conforto durante os voos
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Neste modelo, o piso plano é um diferencial
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A aposta no Legacy 500 é estar à frente da concorrência para quando o mercado de aviação executiva voltar a crescer
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O mercado de aviação executiva vinha crescendo antes da atual crise financeira ter início
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O avião tem capacidade para transportar até oito pessoas
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Neste modelo, os pilotos podem contar com a tecnologia "fly by wire"
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Além de contar com sistema de controle eletrônico, o modelo transporta até oito pessoas prometendo conforto e espaço
Foto: Gustavo Casadio / Terra
A tecnologia "fly by wire" comanda as partes móveis do avião
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Frente do Legacy 500
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Nova aposta da Embraer para o mercado de avião executiva
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O modelo é de médio porte
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Projeção final do Legacy 500
Foto: Divulgação
Modelo da Embraer, ainda não lançado oficialmente, em hangar
Foto: Divulgação
O lançamento oficial do Legacy 500 está programado para 2014
Foto: Divulgação
Legacy 500 durante exposição e testes
Foto: Divulgação
Modelo da Embraer durante testes
Foto: Divulgação
Modelo da Embraer durante testes
Foto: Divulgação
A Finmeccanica, dona da fabricante de helicópteros AgustaWestland, levou para a feira de aviação de Farnborough deste ano dois protótipos de novas aeronaves
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Os dois protótipos de aeronaves são o AW 169 e o AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Os dois helicópteros devem entrar em operação em 2013 (AW189) e 2014 (AW 169)
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O AW 189 fez seu voo teste de estreia em dezembro do ano passado e a AgustaWestland prevê a primeira entrega do modelo em 2014
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O AW 189 terá quase o dobro de tamanho do AW 169
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O AW 189, de quase 18 metros de comprimento, levará até 18 pessoas
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Segundo a fabricante, já foram recebidos cerca de 50 pedidos para o AW 169, que poderá levar até 10 passageiros
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O AW 189 é tipicamente usada por empresas que precisam levar funcionários a postos de trabalho isolados, como plataformas de petróleo em alto mar
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Os dois helicópteros completaram seus voos inaugurais
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
O AW 169 realiza atualmente testes de voo e tem previsão de conseguir certificação para voar comercialmente em 2014
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 169
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 169
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 169
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 169
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 169
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 169
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 169
Foto: Gustavo Casadio / Terra
AW 189
Foto: Gustavo Casadio / Terra
Começou nesta segunda-feira em Farnborough, a cerca de 50 km de Londres, a feira de aviação que leva o nome da cidade
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Dentre os destaques de 2012 estão as novidades A350XWB, da Airbus; o novo 737 MAX, da Boeing; e o futuro jato executivo da brasileira Embraer, o L500
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Ainda chamam a atenção a exposição de gigantes da aviação como o A380 - maior aviação de passageiros do mundo -, o militar A400M, também da Airbus, e um McDonell Douglas KDC-10 modificado para servir como aeronave de reabastecimento em voo
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Farnborough é uma das duas maiores feiras de aviação comercial do mundo. Ela ocorre sempre em anos pares, para poder revesar com Le Bourget - no subúrbio de Paris - que acontece em anos ímpares e é o outro grande evento deste tipo no mundo
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Neste ano, os organizadores de Farnborough tiveram algumas dificuldades extras para superar antes de começar a feira
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
A primeira foi a "concorrência" com outro grande evento que acontece em Londres neste mês: a Olimpíada
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Outra dificuldade foi o chuvoso verão inglês deste ano, que transformou algumas áreas do aeroporto de Farnborough, onde acontece a feira, em verdadeiros lamaçais
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
A organização utilizou brita para cobrir algumas dessas áreas, mas outras tiveram que ser isoladas devido ao piso encharcado
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Dentre as curiosidades está até um carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, vizinha de Farnborough, e que tem entre seus patrocinadores uma companhia aérea
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Um carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, vizinha de Farnborough, e que tem entre seus patrocinadores uma companhia aérea foi destaque
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Carro de Fórmula 1 da Caterham, que correu ontem o Grande Prêmio de Silverstone, é uma das curiosidades da feira
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Sikorsky Black Hawk S-70i chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Avião militar A400M, da Airbus, é um dos destaques
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Além das novidades em aviação comercial e executiva, Farnborough também reúne apresentações de aviões militares
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
O evento fica aberto apenas restrito a expositores e imprensa até sábado, quando recebe também o público em geral
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
A feira deste ano foi aberta com a apresentação de caças da força aérea real, que sobrevoaram o local
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Boeing 787 Dreamliner na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough
Foto: Gustavo Rosilho / Terra
Airbus A380 - maior avião de passageiros do mundo - chama atenção na Feira de Aviação de Farnborough