Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Embraer espera 2022 mais forte após ganhos de eficiência em 2021, diz presidente

13 ago 2021 - 12h32
Compartilhar
Exibir comentários

A Embraer espera seguir avançando em seus resultados, esperando dobrar o faturamento no médio prazo à medida que solidifica ganhos de eficiência obtidos neste ano e pega carona no aumento da demanda por aviões, conforme medidas de isolamento social são reduzidas ao redor do mundo.

Logo da Embraer em São José dos Campos
 28/2/2018 REUTERS/Roosevelt Cassio
Logo da Embraer em São José dos Campos 28/2/2018 REUTERS/Roosevelt Cassio
Foto: Reuters

O presidente da companhia, Francisco Gomes Neto, afirmou que tem confiança que a empresa poderá elevar no médio prazo a meta de entregas definida para este ano. A Embraer informou mais cedo previsão de entregar em 2021 entre 45 e 50 jatos comerciais e 90 a 95 aeronaves executivas.

"Podermos dobrar a receita no médio prazo, é factível em nosso plano estratégico", afirmou o executivo em apresentação. "Poderemos dobrar as entregas na aviação comercial para perto de 100 (aviões) e na executiva poderemos chegar a 120."

As ações da Embraer subiam mais de 5% às 11h40, entre as maiores altas do Ibovespa.

Além da previsão para o ano, a companhia também divulgou que encerrou o segundo trimestre com o primeiro lucro trimestral recorrente em mais de três anos. O resultado foi positivo em 212,8 milhões de reais.

Durante a apresentação, executivos da empresa também citaram metas de sustentabilidade sob as quais a Embraer espera ser uma empresa neutra em emissão de carbono até 2040, além de ter 100% de suas aeronaves compatíveis com combustível sustentável de aviação, conhecido na sigla em inglês como SAF, até 2030.

NOVOS AVIÕES

O vice-presidente de engenharia e tecnologia da Embraer, Luís Carlos Affonso, afirmou que a empresa está estudando o desenvolvimento de uma aeronave turboélice que vai usar o mesmo design dos jatos comerciais da companhia, com os motores instalados na cauda. A aeronave seria capaz de transportar entre 70 e 90 passageiros, e Affonso afirmou que o consumo de combustível seria pelo menos 20% menor que o de jatos, além de ser mais silenciosa para os passageiros que os turboélices atuais que têm os motores instalados nas asas.

"Estamos conversando com parceiros e potenciais clientes... Esperamos poder lançar esse produto", disse o executivo sem citar nomes. Segundo ele, a Embraer vai dar mais detalhes sobre a aeronave neste ano. "Esse turboélice é capaz de substituir os jatos de 50 assentos atuais em mercados importantes", disse o executivo.

Já o presidente da Embraer afirmou a analistas que companhias aéreas dos Estados Unidos, "manifestaram recentemente interesse no produto. Vemos o produto como uma boa alternativa para esse mercado. Estamos muito otimistas".

Publicações especializadas internacionais citaram em abril que a turca Turkish Aerospace havia acertado um acordo preliminar de parceria com a Embraer para o desenvolvimento do modelo.

Além do modelo, a companhia também está desenvolvendo uma aeronave utilitária de transporte com a Força Aérea Brasileira (FAB) que terá propulsão híbrida elétrica. "Esta plataforma está sendo desenvolvida para duas aplicações, incluindo civil", disse Affonso.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade