PUBLICIDADE

Economia da Turquia cresce 7,4% no 3º tri sobre ano anterior

30 nov 2021 08h57
| atualizado às 10h06
ver comentários
Publicidade

A economia da Turquia cresceu 7,4% no terceiro trimestre em comparação com o ano anterior, atendendo às expectativas diante da força da demanda no varejo, indústria e exportações, mostraram dados oficiais nesta terça-feira, embora isso não alivie as preocupações com a política monetária.

Notas de lira turca
28/11/2021
REUTERS/Dado Ruvic
Notas de lira turca 28/11/2021 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

O Produto Interno Bruto (PIB) expandiu 2,7% na comparação com o trimestre anterior em uma base ajustada sazonalmente e ao calendário, mostraram dados do Instituto de Estatística da Turquia.

Os dados foram divulgados em meio a uma queda de 43% da lira contra o dólar este ano. Nesta sessão, a lira enfraquecia 2,2%, a 13,08 por dólar.

Analistas alertaram sobre o impacto da lira no crescimento futuro, com o Goldman Sachs revisando sua projeção de crescimento em 2021 a 10,5% de 9,5%, mas reduzindo a conta para 2022 em meio ponto percentual, a 3,5%.

O presidente Tayyip Erdogan, que é fortemente contrário a juros mais altos, tem dito que a Turquia vai priorizar o crescimento, emprego e investimentos, sugerindo que o câmbio e a inflação podem subir ainda mais.

O banco central cortou a taxa de juros em 4 pontos percentuais desde setembro, a 15%, como parte de um ciclo de afrouxamento que segundo economistas é imprudente já que a inflação está em 20%, e derrubando a lira.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de que a economia teria crescido 7,5% no terceiro trimestre sobre o ano anterior. A recente queda da lira e o aumento da inflação devem prejudicar o crescimento nos próximos meses.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade