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Quatro estratégias para fidelizar clientes na internet

Comércio eletrônico precisa demonstrar atendimento ágil e contato direto com consumidores para garantir o retorno dos clientes

24 dez 2015
09h00
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Fidelizar um cliente no e-commerce requer atendimento ágil, contato direto com os consumidores e desenvolvimento de políticas de fidelização, como promoções e descontos especiais. O ambiente virtual oferece uma quantidade de produtos (e preços) muito mais variada do que as lojas físicas, por isso é importante realizar ações para que os compradores não apenas comprem no seu site, mas retornem a ele sempre que precisarem.
 
A fidelização no e-commerce é uma etapa necessária para a manutenção do negócio, já que os clientes fiéis representam, além de conversão para as vendas, um bom marketing pessoal da sua empresa. Diversas estratégias podem ser elaboradas para tornar seu serviço satisfatório para seus consumidores e atrativos para outros compradores em potencial. Confira algumas estratégias de fidelização coletadas de dados informados pelo Sebrae:
 
1. Demonstre atenção após a venda
Depois de despachar o produto, envie um e-mail perguntando se a encomenda chegou dentro da data prevista e se atendeu às expectativas do seu cliente. Mesmo que o serviço tenha sido satisfatório, você demonstrará atenção com seu consumidor, que se sentirá bem atendido. Oferecer promoções especiais, descontos e benefícios para os clientes que compram sempre são outra maneira de mantê-los fiéis a empresa.

Preocupe-se em responder aos e-mails dos seus clientes e realizar um atendimento eficaz para que eles se sintam seguros de retornar à sua loja
Preocupe-se em responder aos e-mails dos seus clientes e realizar um atendimento eficaz para que eles se sintam seguros de retornar à sua loja
Foto: Ditty_about_summer/Shutterstock

2. Elabore uma política de troca e devolução
Além dos casos de produtos e/ou serviços que não correspondem ao prometido, clientes também têm o direito de se arrepender e solicitar a troca ou devolução das mercadorias. Certifique-se de que a sua empresa é eficiente nesta área para transformar um cliente insatisfeito em um potencial novo comprador. Crie uma logística reversa eficiente para recolher a mercadoria do seu cliente quando houver a devolução por motivo de defeito. Esse planejamento mostra que a empresa é séria e que se preocupa em solucionar os problemas dos consumidores.
 
3. Dê respostas rápidas
Responda aos e-mails de seus clientes em, no máximo, 24 horas. Se você não tem uma estrutura de atendimento para atender seus clientes dentro desse período, comece a pensar em investir nisso. Consumidores insatisfeitos podem compartilhar experiências insatisfatórias – em algumas vezes, com razão – na internet, em canais de reclamações, redes sociais, etc., potencializando a informação negativa sobre sua empresa.
 
4. Capriche com as informações do site
Coloque em seu site a maior quantidade de informações sobre o produto. Isso diminui o tráfego de clientes buscando por informações nos seus canais de atendimento, e aperfeiçoa as atividades online dos próprios consumidores, que terão todos os dados disponíveis sobre o produto na sua página. Itens com informações desorganizadas, dúbias e que não esclarecem as especificidades da mercadoria podem trazer dúvidas aos clientes e insegurança na hora de efetivar a compra.

 

Fonte: Canarinho Press
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