Dívida da Novonor afetou inadimplência do BB no 4º tri, diz fonte
O caso específico que impactou a inadimplência do Banco do Brasil no quarto trimestre do ano passado envolveu a Novonor, afirmou uma fonte com conhecimento do assunto, citando que a dívida era garantida por ações da Braskem e ficou inadimplente no decorrer das negociações.
Na véspera, o BB divulgou uma inadimplência acima de 90 dias de 5,17% nos últimos três meses de 2025, citando impacto de um caso específico na carteira de TVM de uma empresa do segmento Atacado no valor de R$3,6 bilhões. Desconsiderando esse caso, o indicador seria de 4,88%.
De acordo com a fonte, a dívida já foi regularizada em janeiro de 2026 e está cedida por todos os credores ao fundo IG4, que aguarda as autorizações regulamentares para tomar posse das ações da petroquímica.
Procurado pela Reuters, o BB afirmou que não poderia falar sobre a empresa por questões de sigilo.
Na quinta-feira, a Braskem divulgou que não tem e não teve em 2025 dívidas relevantes com BB e que está em dia com suas obrigações junto à instituição financeira, após informações publicadas pela mídia atribuírem à empresa o impacto na inadimplência do banco público.