3 eventos ao vivo

Bom negócio ou não? Veja seis respostas sobre leasing

Arrendamento mercantil pode ter condições melhores que o financiamento normal

8 abr 2015
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários

O leasing já foi uma das maneiras preferidas do brasileiro para adquirir um bem, principalmente veículos. Com a abundância de financiamentos na última década, essa modalidade perdeu força, assim como os consórcios. Mesmo assim, o leasing pode ser uma boa alternativa para quem deseja investir, com juros mais em conta do que outras operações financeiras. A partir das orientações do Banco Central do Brasil, o Terra desvenda em cinco perguntas o leasing e veja se é um bom negócio para você. 

1 - O que é o leasing?
O leasing  é o chamado arrendamento mercantil. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. 
O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador (banco) o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. 
O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.

Despesas com seguro, manutenção e outros encargos devem ser incluídas no contrato
Despesas com seguro, manutenção e outros encargos devem ser incluídas no contrato
Foto: Dollar Photo Club

2 - Qual a diferença entre o leasing e o financiamento?
Diferentemente do financiamento, o proprietário do bem é o banco. Quem financia já é dono do produto, ainda que alienado, já no ato da compra.

3 - Quais os prazos do leasing?
O prazo mínimo de arrendamento é de dois anos para bens com vida útil de até cinco anos e de três anos para os demais.

4 - É possível quitar o leasing antes do prazo?
Sim. Caso a quitação seja realizada após os prazos mínimos previstos na legislação, o contrato não perde as características de arrendamento mercantil.

5 - Pessoa física pode fazer o leasing?
Sim. As pessoas físicas e empresas podem contratar leasing.

6 - Despesas com seguro, manutenção e outros encargos ficam com quem? 
Essa responsabilidade depende do que for pactuado no contrato de arrendamento. Leia com atenção o documento e certifique-se de quem são as responsabilidades. 

Fonte: Padrinho Agência de Conteúdo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade