+Dinheiro: Saiba como escolher entre Tesouro Selic e IPCA
Entenda qual a diferença entre os papéis pós-fixados do Tesouro Direto - Tesouro Selic e Tesouro IPCA - e como escolher
O Tesouro Direto tem opções de investimento seguras e acessíveis, por isso costuma ser um dos primeiros ativos procurados por quem quer sair da poupança. Mas os papéis emitidos pelo Tesouro Nacional não são todos iguais. Entenda agora quais são as diferenças entre os ativos e quando investir em cada um.
Tesouro prefixado ou pós-fixado: qual a diferença?
Eles são divididos em dois tipos: pré e pós-fixados. Os prefixados são os mais simples de entender: o rendimento segue uma taxa fixa, determinada na emissão do título. Por exemplo, o título Tesouro Prefixado 2025 tem a rentabilidade anual fixada em 12,99%.
Nesse caso, não importa o que aconteça na economia, quem investe nesse papel terá esse rendimento ao ano.
Já os títulos pós-fixados têm o rendimento atrelado a uma taxa de juros real da economia. O Tesouro Nacional emite dois tipos de papéis nessa modalidade: Tesouro Selic, que segue o rendimento da taxa Selic (taxa básica de juros da economia, determinada por um comitê do Banco Central) e o Tesouro IPCA, cujo rendimento segue o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Tesouro Selic e Tesouro IPCA: como escolher?
Embora os dois papéis tenham o rendimento relacionado com a inflação, eles servem para diferentes objetivos, explica o educador financeiro Tiago Cespe, fundador da Cespe Investimentos: “Aquele dinheiro que antigamente se deixava na poupança, para reserva de emergência, pode ser colocado no Tesouro Selic, com uma rentabilidade acima da poupança”.
O papel tem maior liquidez. A qualquer momento em que é vendido tende a ter o rendimento igual ao da taxa Selic. Por isso o Tesouro Selic é indicado para investimento de curto prazo.
Já o Tesouro IPCA proporciona um rendimento acima da inflação, mas é indicado para quem tem um prazo de investimento longo: “Você sabe que o seu poder de compra vai estar acima da inflação; com o Tesouro IPCA você garante que vai ter aquela taxa ao final, no vencimento do título”, disse o especialista.