PUBLICIDADE

Dia da Cerveja: setor emprega 2 milhões de brasileiros

Indústria cervejeira representa 2,02% do PIB do país e é responsável por mais de 2 milhões de empregos

4 ago 2022 - 11h13
Ver comentários
Publicidade
Foto: Fábio Alves / Unsplash

Esta primeira sexta-feira do mês de agosto vai ser comemorada com brindes do tipo “Sextou!” em todo o país. Trata-se do Dia Internacional da Cerveja, data que foi criada na Califórnia, em 2007, para celebrar uma das bebidas favoritas do mundo inteiro.

O Brasil comemora a data como terceiro maior produtor de cerveja no mundo, atrás da China e dos Estados Unidos, com expectativa de crescimento de volume de vendas em mais de 15,4 bilhões de litros para este ano, segundo projeções da consultoria Euromonitor encomendada pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). 

“A indústria da cervejeira é um dos principais setores que contribui para geração de empregos e retomada econômica do país, que movimenta uma das extensas cadeias produtivas responsável por 2,02% do PIB, geração de mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos”, ressalta o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky. 

Números da cadeia do “Campo ao Copo”

Em números, o setor cervejeiro e contribui com mais de R$ 25 bilhões em impostos e gera uma massa salarial de R$ 27 bilhões. Segundo estudo realizado em 2019 pela Fundação Getúlio Vargas, a cada emprego em uma cervejaria, outros 34 novos postos de trabalho são criados na cadeia produtiva. 

Dentro desse contexto, vale lembrar que essa indústria movimenta uma cadeia do “Campo ao Copo”, que se estende desde o agronegócio, com destaque para a produção de diversos grãos, mais de 40 mil veículos empregados na distribuição e 1,2 milhão de postos de vendas espalhados por todo o país. 

“Por todas essas razões temos motivos de sobra para celebrar essa importante data para a indústria que tanto contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil”, finaliza o Nicolaewsky. 

Redação Dinheiro em Dia
Publicidade
Publicidade