9 líderes mulheres do marketing que você precisa seguir
Elas são exceção: representatividade feminina equivale a 30% do mercado brasileiro, mas apenas 6,5% das posições de liderança
Apesar do debate sobre representação e equidade de gênero estar cada vez mais quente, as mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Grant Thornton. Isso se intensifica ainda mais na carreira de marketing, segundo o Instituto de Marketing Digital, a representatividade feminina equivale a 30% do mercado brasileiro, mas apenas 6,5% das posições de liderança.
Sendo assim, em comemoração ao Dia da Mulher, conheça as mulheres que estão movimentando esse setor, ressignificando padrões dentro das corporações e participando de mentorias importantes em grupos femininos.
CMO do Olist, responsável pela gestão das marcas Olist, Tiny e Vnda na América Latina. Formada em economia, com MBA em marketing pela ESPM, tem especialização em Branding, Sustainable Growth e Digital Platforms pela Harvard Business School e pelo Massachusetts Institute of Technology, o MIT.
Sandra acumula mais de 20 anos de experiência na criação de estratégias de marketing em empresas com atuação global. Como CMO já teve passagens pelo Rappi, OLX e Electrolux. A executiva também faz parte do Conselho da Camil Alimentos, é investidora anjo, mentora Endeavor e SoulCode e, recentemente, entrou no ranking TOP 10 CMO 2022 do Brasil, pela Revista Forbes.
A CMO faz mentorias nos grupos femininos Mentorela, Nós por Elas e Mulheres no Comando e apoia os movimentos #umasobeepuxaaoutra e Mulheres no Conselho. Sandra é casada, tem dois filhos e três enteadas.
CMO da Elo. Profissional com mais de 20 anos de experiência na liderança de estratégias de marketing, PR, branding, media, crescimento, CRM, on e offline em multinacionais e startups. Criativa, inovadora, apaixonada por marcas com verdadeiro propósito e espírito de trabalho de equipe acima de tudo. Inglês fluente, Mestrado em Marketing, Bacharéis em Publicidade.
CMO da América do Sul do Belmond Group. Em 2019, Roberta Almeida iniciou sua jornada na área de Marketing do Hotel das Cataratas e do Copacabana Palace - hotel icônico no Rio de Janeiro, que comemora 100 anos de existência em 2023. Os hotéis são do grupo Belmond no Brasil, uma empresa da LVMH, voltada para hospitalidade e lazer, que opera hotéis de luxo, serviços de trem e cruzeiros fluviais em todo o mundo.
Ao longo de mais de 15 anos, Roberta adquiriu experiência em marketing, passando por empresas dos segmentos da saúde e bem-estar, moda e hotelaria. Em sua trajetória, se tornou especialista em Marketing Digital, pôde colocar em prática diferentes estratégias, desenvolver planejamentos táticos, gerir e posicionar as marcas, além de atuar desenvolvendo parcerias e fortalecendo sua rede de relacionamentos através das relações públicas.
A partir de sua vivência em liderar equipes internacionais e multidisciplinares e sua visão analítica e orientada para alcançar resultados, Roberta se consolidou no grupo ao assumir o cargo de CMO da América do Sul, em 2020, cargo que ocupa até o momento.
CMO da Pier. Com mais de 20 anos de experiência, Flavia possui carreira internacional e diversificada, tendo atuado nos comitês executivos e de alta gerência de grandes empresas como Domino’s, Rede Globo, Pernod Ricard, Microsoft, Sony Ericsson, Reckitt Benckiser e Nestlé. Suas especialidades incluem estratégias de marketing e digital, gerenciamento de produtos e serviços, posicionamento de marca, experiência do cliente e, principalmente, sua grande capacidade de liderar e transformar estruturas organizacionais.
A executiva é publicitária e possui especializações no Programa de Excelência em Marketing da Kellogg School e Inovação e Liderança de Alto Desempenho pela Stanford University.
Há mais de um ano à frente da Pier Seguradora, Flavia chegou para trazer um novo olhar ao setor que ainda é visto como tradicional, aplicando sua experiência em um modelo digital de negócio e buscando aprimorar os produtos e melhorar ainda mais a satisfação dos clientes, e o fortalecimento da marca Pier no mercado de seguros.
CMO do Gran. Executiva com experiência na liderança da área de Marketing e em Projetos de transformação Digital nos setores de Serviços, Tecnologia, Multinacionais e StartUp em empresas como IBM, PagSeguro, 99 App, Johnson & Johnson e Telefônica. Possui MBA em gestão empresarial e planejamento digital pela FGV, graduação em Economia pela Universidade de Mackenzie.
CMO do grupo Knewin. Rose Silva é CMO do grupo Knewin e possui mais de 20 anos de experiência. Acumula passagens pelas áreas de Marketing, Comercial, Recursos Humanos e Sucesso do Cliente em empresas B2B na área de tecnologia para comunicação, entre as quais SuaTV, Influency.me, Riweb, Dino, Comunique-se e agora na Knewin. Rose Silva é graduada em Marketing com MBA Executivo e especialização em Marketing de Serviços, além de ter participado do International Business Program pela FIU Florida International University.
Diretora de Marketing, Inovação, Digital & Customer Life Time Value. Especialista em branding, CRM e publicidade digital, a mineira Patrícia Pessoa, 48, vem liderando iniciativas de transformação digital nos últimos dez anos. A executiva liderou diversas iniciativas de transformação digital nos últimos dez anos. Sua carreira teve início na área de tecnologia, na época em que isso era apenas um meio de estruturar a automação e criar infraestruturas.
Atuou por dez anos na indústria automotiva, em empresas como FCA Fiat Chrysler e Jeep, vivenciando a mudança de status do carro, mas voltou a atuar no mercado de tecnologia na IBM, onde liderou um projeto de Inteligência Artificial. Presente na Whirlpool desde 2021, onde ocupa o cargo de diretora de Marketing, Inovação, Digital & Customer Value das marcas Brastemp e Consul, Patricia Pessoa integra o grupo global de inovação das marcas com a missão de desenvolver os produtos que chegarão ao mercado nos próximos anos.
Diretora de Marketing e Sucesso do Cliente da EdTech amais educação, empresa especializada no desenvolvimento de soluções educacionais. Administradora com MBA em Gestão de Projetos e Customer Experience and Employer Experience, Gabriela tem ampla experiência na área Comercial e de Relacionamento com Cliente, com passagens pelas empresas Inspira Rede de Educadores, Eleva Educação, OI, Supergasbras e Souza Cruz.
Nas instituições de educação, ela atuou ativamente no processo estratégico de captação de alunos e na oferta de ferramentas que contribuem com o processo de gestão e administração das escolas, criando réguas de relacionamento e sistemas integrados de comunicação.
Na amais educação responde pelas áreas de Marketing e Sucesso do Cliente, garantindo que as estratégias e as soluções desenvolvidas pela EdTech atendam as necessidades dos gestores e responsáveis pelos estudantes. Além desse olhar focado para que os resultados esperados sejam atingidos, a executiva também lidera o programa amais mulher que propõe ações, internas e externas, de apoio e suporte à presença feminina dentro do universo da tecnologia.
Diretora de Marketing, Relacionamento e Experiência com Cliente no escritório de advocacia /asbz. Graduada em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Gestão e Administração de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, possui mais de 15 anos de experiência na área. Tem passagem pelas empresas Claro, Sky e Grupo Iguatemi.