Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Consumidores de energia no Brasil terão bandeira verde em abril, sem cobrança adicional

27 mar 2026 - 17h57
Compartilhar

A bandeira tarifária para os consumidores de energia elétrica no Brasil será verde em abril, informou ⁠nesta sexta-feira a Agência ‌Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que mantém ‌as contas de ‌luz sem cobrança ⁠adicional no próximo mês.

Segundo a Aneel, o volume de chuvas observado em março garantiu níveis satisfatórios ‌dos reservatórios das usinas ‌hidrelétricas, refletindo ⁠condições ⁠favoráveis de geração de energia.

A bandeira ⁠verde ‌está ‌em vigor desde janeiro, com o regime de chuvas em patamar considerado ⁠favorável no primeiro trimestre, o que reduz a necessidade de acionamento mais ‌intenso de termelétricas, que têm custo mais elevado, segundo ⁠a Aneel.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza ao consumidor o custo real de geração de energia, variando de acordo com fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e o despacho de usinas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra