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Como assinar documento com a conta gov.br? Entenda em perguntas e respostas

Governo oferece serviço de assinatura digital gratuitamente para cidadãos com conta de nível prata ou ouro

25 set 2025 - 09h44
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A assinatura eletrônica é uma forma de autenticar e validar documentos em meio digital. Segundo o governo federal, o documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física. O portal gov.br oferece o serviço de assinatura digital de forma gratuita. Veja a seguir perguntas e respostas sobre o tema.

Quem pode usar a assinatura digital do gov.br?

Para conseguir usar o serviço de assinatura digital do gov.br, o cidadão necessita ter uma conta de nível prata ou ouro. Ou seja, as contas bronze não conseguem acessar o serviço.

Quanto custa para usar a assinatura digital do gov.br?

O serviço é gratuito.

Portal gov.br oferece o serviço de assinatura digital de forma gratuita para quem tem conta nível prata ou ouro
Portal gov.br oferece o serviço de assinatura digital de forma gratuita para quem tem conta nível prata ou ouro
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil / Estadão
Como verificar se minha conta gov.br é prata ou ouro?

É possível fazer a verificação se sua conta gov.br possui a validação necessária para utilizar a assinatura digital no próprio site do governo, por meio deste link. Acesse a página, faça o login e consulte qual o nível da sua conta gov.br. Também é possível abrir o detalhamento de quais validações a conta possui.

Onde encontrar o serviço de assinatura digital do gov.br?

Para acessar o serviço de assinatura digital, é preciso entrar no Portal de Assinatura Eletrônica, no link http://assinador.iti.br/, ou baixar o aplicativo gov.br para Android ou iOS.

Faça o login na conta nível prata ou ouro. Caso tenha habilitado o código de verificação em duas etapas, digite o código recebido e, após o login, você será direcionado para a tela de "Assinatura de documento".

Como assinar documento pelo gov.br?

Após realizar o login, clique em "Escolher arquivo" e selecione o documento no dispositivo. Aguarde o carregamento e verifique se o arquivo foi carregado corretamente. Depois, aponte no documento onde quer que fique sua assinatura. Clique em "Assinar" para validar.

Você receberá um código de autorização no seu celular. Informe o código e baixe o documento assinado.

Segundo as instruções disponibilizadas pelo governo, o usuário não deve utilizar a função de imprimir para salvar o arquivo, pois desta forma o arquivo salvo não incluirá a assinatura e o documento impresso não possuirá validade.

Estadão
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