Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como a Boeing conseguiu na Justiça direito de contratar engenheiros no Brasil

Entidades do setor aeroespacial alegavam que a prática configuraria concorrência predatória

29 ago 2025 - 07h10
Compartilhar
Exibir comentários

A disputa entre Boeing e Embraer ganhou, na primeira quinzena de agosto, um novo capítulo na Justiça brasileira. A 3ª Vara Federal de São José dos Campos (SP) autorizou a Boeing Brasil a continuar contratando engenheiros locais, apesar da pressão de associações do setor aeroespacial. As entidades alegavam que a prática configuraria concorrência predatória e colocaria em risco informações estratégicas da indústria nacional, mas os argumentos não convenceram o juiz Renato Barth Pires.

Na decisão, o magistrado reconheceu que a fabricante norte-americana adotou uma política "agressiva" de contratações, absorvendo até profissionais formados em programas do ITA financiados pelo Estado. Ainda assim, entendeu que não houve prova de ameaça concreta à soberania ou à segurança nacional.

A Boeing já teria atraído cerca de 500 engenheiros no Brasil, metade deles vindos da Embraer, em um mercado marcado por escassez de mão de obra qualificada. Para saber mais sobre como foi a vitória da Boeing na Justiça e os impactos da decisão, acesse a matéria completa.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade