Coca-Cola e Pepsi contêm rastros de álcool, diz estudo
Os refrigerantes de cola contêm vestígios de álcool, afirma o tabloide britânico Daily Mail citando um estudo publicado na França. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Consumo (INC, em inglês), mais da metade dos produtos à venda, entre eles Coca-Cola e Pepsi, contêm traços de álcool. A pesquisa sugere níveis de álcool baixos, cerca de 10 mg por l de refrigerante, o que significa cerca de 0,001% de álcool.
A pesquisa, diz o jornal, vem causando preocupação em grupos que optavam pelas bebidas por motivos religiosos ou de saúde. O Daily Mail afirma ainda que apenas versões baratas de supermercados destas bebidas estão livres de conter álcool nas fórmulas. O levantamento aponta que, de 19 refrigerantes testados, nove apenas não continham álcool. Entre as dez que continham a substância estavam Coca-Cola, Pepsi, Coca Light e Coca Zero.
Ao jornal, a Coca-Cola da França afirmou ser possível que os vestígios de álcool tenham aparecido devido ao processo de fabricação da bebida. A empresa disse ainda que a bebida é autorizada pelos governos onde é vendida. Já a Pepsi disse que o álcool pode aparecer devido aos ingredientes usados, "apesar de a receita não incluir álcool".