Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chanceler de Lula pode ir a Washington discutir tarifas se for recebido por interlocutores de Trump

Ministro Mauro Vieira participa de reuniões em Nova York nesta semana e espera resposta da Casa Branca

28 jul 2025 - 13h14
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O governo Luiz Inácio Lula da Silva fez chegar ao conhecimento do governo Donald Trump que o chanceler Mauro Vieira poderia ir a Washington, nos próximos dias, caso seja recebido por um interlocutor do presidente americano.

Às vésperas da entrada em vigor do tarifaço de 50% sobre toda a pauta de exportação brasileira aos EUA, o chanceler viajou a Nova York, onde cumpre agendas nas Nações Unidas nesta segunda-feira, dia 28.

Vieira poderá esticar a viagem até a capital americana, mas somente se houver uma indicação de que há disposição para negociar tarifas e que ele será de fato recebido em um encontro de alto nível.

A abertura de Vieira a dar sequência a tratativas durante a viagem aos EUA foi reiterada a integrantes do governo americano.

O interlocutor natural seria o secretário de Estado, Marco Rubio, que exerce cargo correspondente ao do ministro das Relações Exteriores.

No fim de maio, o chanceler revelou a deputados na Câmara que jamais conversou com sua contraparte americana desde a nomeação de Rubio, a quem enviou uma carta, mas ficou sem resposta.

Rubio e Vieira se conhecem há alguns anos. Antes de assumir o Departamento de Estado, Rubio exercia mandato de senador republicano pela Flórida e era membro ativo da Comissão de Relações Exteriores. Eles interagiram quando Vieira embaixador em Washington, entre 2010 e 2015.

Apesar disso, o chanceler manteve contato com autoridades de comércio exterior do governo Trump, e a embaixada tenta abrir canais de diálogo. Em paralelo, uma comitiva de senadores brasileiros multipartidária, com membros da oposição e governistas, desembarcou em Washington com a mesma missão de tentar reverter o tarifaço, previsto para ser aplicado a partir de sexta-feira, dia 1º de agosto.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade