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Motorista precisa ter cuidado ao rebocar carro automático

9 jul 2013 - 07h19
(atualizado às 09h48)
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Você é dono de um carro com câmbio automático? Sabia que além de dicas sobre manutenção é preciso conduzir corretamente o carro para uma oficina em caso de pane na rua? Sim, é verdade. Guinchar um veículo automático de maneira errada pode danificar a caixa.

Seja qual for o problema, é recomendado rebocar carros com câmbio automático em guinchos de plataforma, aqueles em que o automóvel fica com as quatro rodas paradas sobre o caminhão. Principalmente se o motorista não sabe se a tração é dianteira ou traseira. As rodas responsáveis pela tração não podem girar por grandes distâncias com o motor desligado.

Maior parte dos automóveis de passeio que rodam no Brasil é de tração dianteira. Ou seja, em tese, esses carros poderiam ser rebocados com as rodas dianteiras levantadas e as traseiras rodando, quando acontece especialmente em situações em que o guincho já está com um carro na plataforma. Mas o motorista precisa ter certeza de que a tração é dianteira. Em caso de dúvida, é melhor não arriscar. A tração traseira é mais comum em camionetes e em SUVs.

“Se as rodas de tração permanecerem no solo, no caso de um rebocamento, esse procedimento irá avariar ou comprometer a tração. Ou seja, se você já tinha um problema, pode chegar à oficina com dois bem graves”, diz Gerson Burin, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), em São Paulo.

Se for extremamente necessário levar rodando um carro com transmissão automática, o motorista deve colocar a alavanca no posição “N”. Mas ele não pode rodar mais do que três ou quatro quilômetros assim, sob o risco de danos nos componentes da caixa de câmbio. 

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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