Lavar o carro no sol pode provocar manchas na pintura
Fim de semana ensolarado e você decide lavar o carro. A iniciativa até pode ser boa, mas é preciso ter cuidado na hora da execução para não provocar manchas na pintura. A lataria do carro deve estar sempre fria na hora da lavagem.
Por isso, procure sempre um ambiente com sombra para dar aquele trato no carro. A lavagem no sol ou com a lataria quente não é recomendada. Naqueles dias de verão escaldante em que você está com carro rodando, o recomendado é esperar pelo menos de 10 a 20 minutos em um lugar sem sol para dar tempo de esfriar toda a lataria, especialmente o capô que sofre ainda mais com o calor do motor.
Este cuidado tem a finalidade de evitar que o sabão aplicado na carroceria seque e acabe causando manchas na pintura. Durante a lavagem, procure deixar o carro sempre molhado, sem exagerar no volume d’água e causar desperdícios, claro.
A Volkswagen recomenda no seu manual do proprietário que o veículo preferivelmente não seja lavado sob um sol intenso. É preciso atenção também com a temperatura da água. Ela não deve estar com mais de 60 graus para não desgastar a pintura.
Produtos
Além de não lavar o carro quente, outras dicas simples ajudam a evitar manchas na pintura. Uma delas é escolher o produto corretamente. O indicado é usar xampu específico para automóveis. Se isso não for possível, opte por sabão neutro. Não use detergentes domésticos porque eles têm componentes abrasivos que também podem deixar manchas na pintura.