Capital Steak House aposta no modelo de casual dining
O cardápio americano e o conforto do
casual diningmarcam o formato escolhido pela rede de franquias Capital Steak House para alavancar a expansão da marca. Até o final do ano, o grupo tem plano de abrir cinco unidades, que se somarão às quatro já existentes. Há outros 15 contratos assinados, com previsão de abertura em 2013.
O Capital Steak House criou sua primeira loja em 2003, em Brasília. Segundo Ronaldo Barreto, gerente de franquias da rede, o restaurante veio para suprir uma carência de restaurantes voltados à culinária americana. ¿O mercado de
casual diningé totalmente virgem no País. Se você analisar a dificuldade hoje de se implantar um
fast-food, vai ver que já é um mercado saturado, enquanto que a possibilidade de abertura de um Capital Steak House é totalmente viável em qualquer Estado. Não esquecendo que é o modelo de restaurante que mais cresce no mundo¿, afirma.
Conhecendo o potencial do mercado, a rede pretende abrir 25 novas operações em todos os Estados brasileiros nos próximos três anos e espera se tornar líder de segmento em 2015. Em 2013, o faturamento que neste ano deve ser de R$ 15 milhões deve crescer três vezes.
Essa meta deve ser alcançada com a ajuda do modelo
expressadotado pelo Capital Steak House para atender a praças de alimentação. "É um modelo que atende às necessidades pelo número menor de clientes para a devida operação", explica Ronaldo. Atualmente, a unidade no Iguatemi Shopping em Brasília é a única em operação nesse modelo. A franquia ainda em projeto de Palmas também adotará essa estratégia.
Para Ricardo Miyashiro, proprietário da futura unidade do Grand Plaza Shopping, em Santo André (SP), os shoppings centers apresentam grande oportunidade de crescimento para a rede. "Começou recentemente uma moda de área gastronômica em shoppings, não em praça de alimentação", afirma. O crescimento do mercado foi uma das razões pelas quais ele resolveu abrir a franquia da rede, prevista para ser inaugurada até o final do mês.
Modelo casual dining
O cardápio do Capital Steak House tem como principal produto o
baby back ribs, costela de porco americana tradicional. Os pratos da culinária dos Estados Unidos foram adaptados para se adequar ao paladar brasileiro. "Nosso cardápio é menos apimentado. Essa diferença é que nos realça frente aos concorrentes", afirma Rodrigo. Segundo ele, a rede Outback é a principal concorrente da marca, embora se baseie no cardápio australiano. "E o que mais se assemelha ao nosso projeto." Também têm operações que guardam semelhança as redes America e Applebee¿s, entre outras.
O modelo de
casual diningdo Capital Steak House segue a linha familiar. Há espaços reservados a crianças e televisores espalhados pelo restaurante. "A rede tem todo um sistema de entretenimento. Existem outras casas no estilo, mas ou não têm um atendimento bom, ou não contam com espaços reservados. Eu acredito que o Capital oferece um conjunto, afirma Ricardo.
Franquia em números
Setor
: alimentação
Resumo do negócio
: restaurantes de
casual diningNúmero de unidades
: 15
Unidades próprias
: 3
Unidades franqueadas
: 12
Faturamento mensal médio
: R$ 350 mil a R$ 1 milhão
Taxa de franquia
: R$ 125 mil
Taxa de propaganda
: 2,5%
Taxa de royalties
: 6,5%
Capital para instalação
: de R$ 1,1 milhão a R$ 1,8 milhão
Capital de giro
: R$ 150 mil
Prazo de retorno estimado
: 19 a 26 meses
Principais concorrentes
: Outback