Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caixa vai voltar a financiar até 80% dos imóveis, diz presidente do banco

Essa fatia havia sido limitada a 70% no ano passado, por restrições do orçamento para crédito imobiliário

10 out 2025 - 12h02
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, anunciou nesta sexta-feira, 10, que a instituição voltará a financiar até 80% de imóveis comprados via Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) - que financia imóveis com recursos da caderneta de poupança. Em outubro do ano passado, o banco havia reduzido essa fatia máxima do financiamento para 70%, uma vez que a carteira de crédito habitacional do banco havia superado o orçamento aprovado para o ano.

Vieira também lembrou que o teto de financiamento para imóveis pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) subirá de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões. Segundo ele, ações dessa natureza, e de forma conjunta, estimularão o segmento de construção civil a fazer seu papel no País. Os anúncios foram feitos durante evento em São Paulo, com a presença do presidente Lula, para anunciar mudanças no financiamento habitacional, voltados principalmente para a classe média.

O presidente da Caixa, Carlos Vieira
O presidente da Caixa, Carlos Vieira
Foto: Fábio Vieira/Estadão / Estadão

O modelo prevê, principalmente, que 100% dos recursos da caderneta de poupança sejam voltados ao crédito habitacional. Hoje, esse limite é de 65%.

No mesmo evento, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, disse que o lançamento do novo crédito imobiliário faz com que o governo consiga aproximar o comprador do sonho da casa própria. Segundo ele, as entidades parceiras da CBIC vão contribuir com sugestões e experiências de mercado para que a medida funcione.

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, por sua vez, disse que o lançamento do novo modelo representa um "passo importante" à expansão dos financiamentos a moradias.

"O Brasil tem um ratio de crédito imobiliário sobre o PIB de 10%. Em países desenvolvidos, presidente, tem 50%. Ou seja, temos muito a crescer ainda no crédito imobiliário do Brasil", disse. / Eduardo Laguna, Circe Bonatelli, Caroline Aragaki e Geovani Bucci

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade