Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi

2 jun 2025 - 20h25
(atualizado às 21h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta segunda-feira, sem restrições, a fusão entre as varejistas de produtos e serviços para animais de estimação Petz e Cobasi, segundo processo disponível no site do órgão regulador.

A aprovação torna-se definitiva após 15 dias, caso não haja manifestação pelo Tribunal do Cade ou recursos por terceiros interessados, e abre caminho para a criação de uma gigante do setor no país.

Antes de receber o aval do órgão, um relatório produzido a pedido da superintendência-geral do Cade citava riscos à concorrência, especialmente no segmento de varejo físico de animais de estimação.

A combinação também foi questionada pela empresa do setor Petlove, que interveio como terceira interessada, mencionando que a união tinha "racional anticompetitivo" e que resultaria em "efeitos deletérios à concorrência no mercado pet brasileiro".

O parecer do Cade, contudo, concluiu que a fusão não ofereceria qualquer risco à concorrência.

A análise do órgão apontou que, além do grande número de agentes especializados, com atuação em diferentes formatos, os players de varejo alimentar e agrolojas também são capazes de exercer pressão competitiva sobre parte do portfólio de produtos ofertados pela Petz e pela Cobasi.

O parecer acrescenta ainda que o mercado de comércio varejista físico tem barreiras de entrada baixas, está em expansão e tem forte tendência de continuar em crescimento.

"Lojas de grande porte, marketplaces, supermercados, agrolojas e petshops menores são capazes de exercer pressão competitiva suficiente para conter eventual exercício de poder de mercado pelas redes em processo de fusão", disse o órgão em comunicado separado.

O Cade também cita a rivalidade no comércio varejista online de produtos para pet, em que concorrentes que vendem por meio de plataformas digitais próprias e marketplaces se apresentam como rivais da empresa combinada.

Petz e Cobasi anunciaram acordo para a combinação de seus negócios em agosto do ano passado. O negócio prevê que a Petz será uma subsidiária integral da Cobasi. Além disso, os acionistas da Petz terão 52,6% da empresa combinada.

A união cria uma companhia com receita bruta ao redor de R$7 bilhões, com cerca de 11% de participação de mercado, 494 lojas em mais de 140 cidades e 20 marcas próprias de produtos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade