Bilionário chinês desaparecido há dois anos reaparece em meio à suspeita de sequestro
Bao Fan desapareceu em fevereiro de 2023, em meio a uma onda de desaparecimentos de executivos de alto escalão na China
O bilionário chinês Bao Fan, desaparecido desde 2023, reapareceu após ser libertado das autoridades chinesas, sob suspeita de envolvimento em esquema de suborno empresarial.
O empresário chinês Bao Fan, fundador do banco de investimento China Renaissance, foi libertado após mais de dois anos sob custódia das autoridades chinesas, segundo informou nesta sexta-feira, 8, o jornal chinês Caixin. Considerado um dos nomes mais influentes do setor financeiro da China, Bao desapareceu em fevereiro de 2023, aos 52 anos, em meio a uma onda de desaparecimentos de executivos de alto escalão no país.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Economic Observer, veículo estatal, informou que Bao estava sendo investigado pela Comissão Central de Inspeção Disciplinar, o principal órgão de combate à corrupção da China, sob suspeita de envolvimento em um esquema de suborno empresarial.
Em fevereiro de 2024, o banco que Bao fundou em 2005 anunciou que o empresário havia renunciado oficialmente ao cargo de presidente e CEO do banco de investimento por "motivos de saúde e para dedicar mais tempo aos assuntos familiares".
O possível retorno de Bao ocorre num momento de tensão no ambiente corporativo chinês. Executivos estrangeiros também têm relatado restrições de liberdade. No mês passado, um sênior do Wells Fargo & Co. foi impedido de deixar o país durante uma investigação.