Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Banco Central questiona inspeção de Jhonatan de Jesus no caso Master e pede decisão colegiada do TCU

BC entra com pedido para suspender a inspeção até que a Primeira Turma do tribunal decida sobre o caso

6 jan 2026 - 08h53
(atualizado às 11h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Banco Central questionou a decisão individual do ministro Jhonatan de Jesus sobre inspeção no caso Banco Master, pedindo que a determinação seja feita pela Primeira Turma do TCU, conforme regimento interno.
Sede do Banco Master em São Paulo, que fechou após liquidação do Banco Central e suspeitas de fraudes
Sede do Banco Master em São Paulo, que fechou após liquidação do Banco Central e suspeitas de fraudes
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

BRASÍLIA - O Banco Central (BC) entrou com um embargo de declaração no Tribunal de Contas da União (TCU) para questionar a decisão monocrática do ministro Jhonatan de Jesus que determinou uma inspeção no BC para averiguar o processo de análise do Banco Master.

Segundo o BC, o regimento interno do TCU determina que apenas decisões colegiadas podem determinar inspeções em órgão federais. Por isso, o BC cobra essa decisão, que deveria ser feita pela Primeira Turma do tribunal, e não teria sido incluída no despacho do ministro.

"Tendo em vista que não há, na decisão monocrática proferida por Vossa Excelência, indicação de deliberação da Primeira Câmara do TCU determinando a inspeção no BCB, serve-se esta autarquia dos presentes embargos de declaração para solicitar que tal omissão seja sanada, mediante a indicação da decisão do referido colegiado acerca da mencionada diligência", diz o Banco Central.

O TCU está em período de recesso, assim como o Congresso e o Poder Judiciário, e só retorna aos trabalhos na sexta-feira, 16 de janeiro.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade